TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solos

Artigo: Solos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Artigo  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  297 Visualizações

Tipos de solo:

• Arenosos: São aqueles em que a areia predomina. É composto de grãos grossos, médios e finos, mas todos visíveis a olho nu. Como característica principal a areia não tem coesão, ou seja, os seus grãos são facilmente separáveis uns dos outros. Os solos arenosos possuem grande permeabilidade, ou seja, a água circula com grande facilidade no meio deles e secam rapidamente caso a água não seja reposta, como acontece nas praias

• Argilosos: O terreno argiloso caracteriza-se pelos grãos microscópicos, de cores vivas e de grande impermeabilidade. Como conseqüência do tamanho dos grãos, as argilas:

-São fáceis de serem moldadas com água;

- Têm dificuldade de desagregação.

- Formam barro plástico e viscoso quando úmido.

Devido à sua plasticidade e capacidade de aglutinação, o solo argiloso é usado há milhares de anos como argamassa de assentamento, argamassa de revestimento e na preparação de tijolos. Os solos argilosos distinguem-se pela alta impermeabilidade que tornaram-se o material preferido para a construção de barragens de terra.

• Siltosos: O silte está entre a areia e a argila. É um pó como a argila, mas não tem coesão apreciável. Também não tem plasticidade digna quando molhado.

Estradas feitas com solo siltoso formam barro na época de chuva e muito pó quando na seca. Cortes feitos em terreno siltoso não têm estabilidade prolongada, ocorrendo com facilidade a erosão e a desagregação natural, precisando de mais cuidados para a sua manutenção.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com