TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solos

Exames: Solos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  201 Visualizações

A formação do solo depende do lugar sobre o qual assenta o material original de que o próprio solo deriva, do clima e da topografia da área, dos organismos presentes no solo, do tempo geológico em que esse solo se desenvolveu.

O desenvolvimento de camadas horizontais percetíveis na superfície da crosta terrestre e que são constituídas por matérias orgânicas e minerais está condicionado ao desgaste ou alteração dos minerais. Este desgaste ou alteração é devido à decomposição biológica, aos agentes atmosféricos e a fatores ambientais.

As características de cada solo dependem do tipo de rochas que se desagregaram, originando solos, e do ambiente no qual se desenvolveram. O solo hoje é estudado segundo a sua natureza física, as suas propriedades químicas, biológicas e a sua produtividade agrícola.

Normalmente o solo possui três horizontes bem fáceis de distinguir, o horizonte O, que representa a matéria orgânica presente na superfície; o horizonte A, que representa a região em que o solo perde material para as camadas mais profundas e o horizonte B, local em que se acumulam os materiais perdidos pelo horizonte A. Outras camadas importantes para se distinguir um perfil de solo são o horizonte Ra (Rocha alterada), e R, caraterizados pela rocha matriz decomposta (C) e não decomposta (R).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com