TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solos Amapaense

Trabalho Escolar: Solos Amapaense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 8

No Brasil, o arroz irrigado e o de terras altas são cultivados em uma grande diversidade de classes de solos. Para isso, é necessário que haja um manejo adequado da fertilidade mediante correções e adubações apropriadas e práticas de conservação de solo para evitar a erosão causada principalmente pelas chuvas.

• Extensão e Distribuição dos Solos

• Descrição dos solos mais adequados para plantio

• Sistema de cultivo de terras altas

• Sistema de cultivo irrigado

Extensão e Distribuição dos Solos

A grande diversidade de “tipos” de solos é condicionada pelas formas e tipos de relevo, clima, material de origem, vegetação e organismos do solo. No Mapa de Solos do Brasil (Figura 1), atualizado com base no atual Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Embrapa, 2006), pode-se distinguir 13 grandes classes de solos representativas das paisagens brasileiras. Há grande predominância dos Latossolos, Argissolos e Neossolos, que no conjunto se distribuem em aproximadamente 70% do território nacional (Tabela 1).

Figura. 1. Distribuição dos solos no Brasil baseado no Mapa de Solos do Brasil, atualizado segundo o atual Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.

Tabela 1. Extensão e distribuição das classes de solos no Brasil.

Classes Área absoluta

(Km2) Área relativa

(%)

Argissolos 2.28589,16 26,84

Cambissolos 448.268,08 5,26

Chernossolos 37.206,29 0,44

Espodossolos 160.892,69 1,89

Gleissolos 397.644,27 4,67

Latossolos 2.681.588,69 31,49

Luvissolos 241.910,74 2,84

Neossolos 1.122.603,82 13,18

Nitossolos 96.533,02 1,13

Organossolos 2.231,33 0,03

Planossolos 226.561,75 2,66

Plintossolos 594.599,98 6,98

Vertissolos 17.630,98 0,21

Afloramentos de rocha, dunas, águas e outros 201.815,77 2,37

Brasil 8.514.876,60 100,00

Fonte: Embrapa (2006) .

No Brasil, as classes Latossolos e Argissolos ocupam aproximadamente 58% da área e são solos profundos, altamente intemperizados, ácidos, de baixa fertilidade natural e, em certos casos, saturados por alumínio.

Solos de média a alta fertilidade também ocorrem e são em geral pouco profundos em decorrência de seu baixo grau de intemperismo, caracterizados nas classes dos Neossolos, Argissolos, Luvissolos, Planossolos, Nitossolos, Chernossolos e Cambissolos.

Descrição dos solos mais adequados para plantio

Sistema de Cultivo em Terras Altas

As áreas de solos mais adequadas à cultura do arroz de terras altas compreendem os Latossolos, Argissolos, Nitossolos e Chernossolos, argilosos ou muito argilosos, com boa capacidade de retenção de água. Esse aspecto é de grande importância para o arroz de terras altas por ser totalmente dependente da precipitação pluvial.

Latossolos Vermelhos Distroférricos

Solos bem drenados derivados de rochas básicas, contendo teores elevados em Fe2O3, MnO e normalmente TiO2, com forte atração magnética. Foram classificados anteriormente como Latossolos Roxos. São muito profundos, friáveis ou muito friáveis quando úmidos, argilosos ou muito argilosos e de boas condições físicas.

A principal limitação é a baixa fertilidade natural, porque são solos distróficos, com baixa saturação por bases. De modo geral, são solos bem providos de micronutrientes, o que não acontece com a maioria dos Latossolos. São bastante resistentes à erosão laminar, devido às suas características físicas de boa permeabilidade e porosidade quando em condições naturais ou quando bem manejados. Submetidos aos cultivos intensivos pela aração ou sucessivas gradagens, sofrem uma compactação sub-superficial (pé-de-arado ou pé-de-grade) com favorecimento ao encrostamento superficial, que aumenta consideravelmente a susceptibilidade à erosão e diminui a produtividade. Em condições avançadas de manejo inadequado, desenvolvem-se ravinas e pequenas voçorocas com facilidade.

Latossolos Vermelhos Distróficos

Compreendem solos minerais com teores médios a altos de Fe2O3 nos solos argilosos ou muito argilosos, e normalmente baixos nos solos de textura média. Anteriormente eram classificados como Latossolos Vermelho-Escuros. São muito profundos, bem drenados, friáveis ou muito friáveis, de textura argilosa ou muito argilosa e média. As excelentes condições físicas aliadas ao relevo plano ou suavemente ondulado onde geralmente ocorrem, favorecem sua utilização para as mais diversas culturas climaticamente adaptadas à região. Esses solos, por serem ácidos e distróficos requerem correção de acidez e adubação fertilizante. Os solos argilosos e muito argilosos têm melhor aptidão agrícola que os de textura média, tendo em vista que estes últimos são mais pobres e podem ser degradados mais facilmente por compactação e erosão quando é feito uso inadequado de equipamentos agrícolas.

Latossolos Vermelho-Amarelos

Solos com teores medianos de Fe2O3, argilosos ou muito argilosos e não concrecionários. Mantêm o mesmo nome da classificação anterior a 2006. São profundos ou muito profundos, bem drenados, com textura argilosa, muito argilosa ou média. São solos ácidos a muito ácidos, com saturação de bases baixa e teor de alumínio trocável frequentemente alto.

Esses Latossolos também possuem boas condições físicas que, aliadas ao relevo plano ou suavemente ondulado, favorecem a utilização com diversas culturas climaticamente adaptadas. As principais limitações são a acidez elevada e a fertilidade química baixa. Requerem um manejo adequado com correção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com