TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Por:   •  20/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ADONES ROCHA

ANA PAULA BRITO

MARCELO DOS SANTOS

 LEONARDO LORENZ

STEVE O. VAZ

THUANNE BARBOSA

VINICIUS SOARES

VICTOR HUGO AZEVEDO

CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016


 ADONES ROCHA[pic 2]

ANA PAULA BRITO

MARCELO DOS SANTOS

 LEONARDO LORENZ

STEVE O. VAZ

THUANNE BARBOSA

VINICIUS SOARES

VICTOR HUGO AZEVEDO

[pic 3]

CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de produção da Instituição Anhanguera
Professor: Marco Antônio de Campos

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016


SUMÁRIO

SUMÁRIO        

1.        INTRODUÇÃO        

2.        RESUMO        

3.        PESQUISA        

4.        REFERÊNCIAS        13


INTRODUÇÃO

Sustentabilidade se tornou um dos temas mais comentados dos últimos anos devido a percepção de que medidas devem ser tomadas afim de em um futuro próximo termos recursos para continuarmos nos desenvolvendo tanto na parte tecnológica como humana e satisfazer as necessidades das próximas gerações.

O termo Sustentabilidade por volta dos anos 70 só era usado por profissionais da área ambiental, até que no início dos anos 80 foi criado a comissão mundial de meio ambiente e desenvolvimento na ONU.

Desde então, estratégias e objetivos foram traçados para evitar a degradação ambiental e promover desenvolvimento sustentável.

Será que seremos capazes de atingir esses objetivos?

RESUMO

O termo sustentabilidade tem sido muito utilizado, fazendo referência às diversas formas de se manter a preservação ambiental, com bases não-predatórias, aproveitando, através de recursos próprios, os materiais já existentes, como os lixos que podem ser reciclados.

A sustentabilidade explora relações entre desenvolvimento econômico qualidade ambiental e direitos iguais de cada um na sociedade.

Sustentabilidade pode ser definida com um processo ou sistema que permite que ele exista por um certo período ou um período indeterminado. Nos últimos anos o tema tornou-se importante para que possamos fazer o uso dos recursos naturais satisfazendo nossas necessidades sem comprometer as necessidades das próximas gerações.

Pode-se dizer que uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco os recursos naturais do qual dependemos. Assim desenvolvimento sustentável é o modelo que segue esse pensamento. Diferentemente do que se pensava há alguns anos de que somente o aumento do consumo e da produção eram importantes deixando de lado o uso de recursos naturais, cuidados com o meio ambiente e entre outros efeitos causado pelas produções desenfreadas

Dentro dessa linha de pensamento, pesquisadores desenvolveram técnicas de reaproveitamento que valorizam as produções, estimulando as atitudes ecologicamente corretas, desde uma vizinhança até o âmbito mundial.

Mas não basta ser somente ecologicamente correto. Para ser considerado como sustentável, um empreendimento deve ainda conter atitudes que visem ser socialmente justos, culturalmente aceitos e economicamente viáveis.

Porém, em face da demanda e da necessidade do mercado de trabalho, ainda foram criados cursos para promover o desenvolvimento sustentável, como Gestão Ambiental, Controle Ambiental e Saneamento Ambiental, promovendo um ambiente urbano ecologicamente equilibrado.

PESQUISA

A pratica de sustentabilidade só teve início a partir de 1972 quando a ONU promoveu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo na Suécia que teve a participação de 113 países, 250 organizações não governamentais e organismos da ONU.Foi a grande primeira reunião internacional com lideranças mundiais em que se discutiram questões ligadas ao meio ambiente. Antes dessa conferência o termo sustentabilidade só era falado por profissionais da área ambiental.

O Resultado dessa conferencia teve dois grandes resultados em que se criou uma Declaração de Princípios de comportamento e Responsabilidade que serviria como orientações para decisões relativas a questões ambientais e também um Plano de Ação que convocava os países, os organismos das nações unidas e a comunidade internacional a cooperarem no sentido da busca por soluções para problemas ambientais.

A partir daí deu início a uma mobilização internacional para a difusão de novas ideais em relação ao crescimento econômico que tínhamos baseado na exploração dos recursos naturais onde se tomou a consciência de que precisaríamos nos preocupar com os problemas da degradação ambiental e a poluição que são impactos que não só se restringe a uma só nação e sim afetam a todos.

Alguns anos depois em 1983 a ONU retomou o debate de questões ambientais com a criação da Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento mais conhecida como Comissão Brundtland.

Os resultados dessa comissão foram publicados em 1987 no relatório Nosso Futuro Comum que reforçou a crítica ao modelo de crescimento adotado por diversos países desenvolvidos quando aos países em desenvolvimento baseando-se na exploração excessiva dos recursos naturais.

Esse relatório apresentou uma nova perspectiva de desenvolvimento, definindo como o processo que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades.

Nos termos do Nosso Futuro Comum, a definição de desenvolvimento sustentável envolve dois aspectos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (250.8 Kb)   docx (95.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com