TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Ensaios: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO

1. Explane sobre o contexto da área de TI abordada no estudo de caso em questão?

O case relata sobre a empresa AtekPC, uma empresa voltada a tecnologia, fabricante de computador, fundada em 1984, com sede em Metrópolis, EUA. Em 2007 a empresa se viu obrigada pela concorrência no setor de computadores, que estava muito acirrado no mercado onde empresa atua, e o setor estava em transição, e novas tecnologias de informação tinha que ser desenvolvida para gerência melhor os seus projetos. O CEO da empresa, John Strider, na época com visão de liderança de mercado no n setor, viu que a implementação de um escritório PMO (Escritório de gestão de projeto) seria criticamente importante para gerência da AtekPC.

PMO era assunto de muitos debates, qual era a sua real importância? “Quando é que o uso de GP se torna um fim em si mesmo”? Eram perguntas com estas que pairavam na cabeça do CEO da AtekPC. Procurava-se, em essência, qual real beneficio de se ter um escritório para gerenciar seus projetos. E por outra lada tinha a cultura da empresa, que requeria algumas mudanças, por um bom período de tempo. A cooperação com a cultura da empresa era fator chave no sucesso do PMO. E o CEO estava consciente disso.

2. Qual era o propósito e missão do PMO?

A missão do PMO da AtekPC tinha evoluído gradualmente desde seu início no final de 2006. Na primavera de 2007, não havia um consenso completo em relação a seu propósito, suas responsabilidades e sua autoridade. Apesar de não existirem planos e documentação formal para o PMO, a meta imediata era estabelecer o escritório e provar o seu valor. O consenso geral era que o propósito do PMO era conseguir benefícios derivados de práticas consistentes de projetos.

3. Quais são os principais desafios e obstáculos em implementar um PMO?

A cultura era um dos principais desafios- se dizia que implementar um PMO um ambiente não-GP era desafiador porque ia contra o fundamento da cultura organizacional. Muitas pessoas dentro da AtekPC viam o gerenciamento de projeto somente como custo administrativo indireto – algo que inevitavelmente conflita com o “trabalho real”.

Por outro lado, muitas pessoas e alguns gerentes, tinham pouco ou nenhuma experiência em praticas formas de gerenciamento de projetos. Muito poucos conheciam como usar certas ferramentas de software disponíveis, como o Microsoft Project.

Outra fonte de resistência era a falta de entendimento em todos os níveis do valor de gerenciamento de formal de projetos. Todas estas fontes de resistência ao PMO criavam barreiras culturais enormes para seu sucesso, com as quais a gerencia e a equipe de PMO tinham de lidar.

4. Qual estrutura e mecanismos de governança são críticos para uma efetiva implementação do PMO?

São os processos de baixo para cima – conseguir aprovação do topo para começar; governança burocrática, ou vista como tendo o potencial de burocrático.

5. Explique como a questão cultural impactou a implantação do PMO no caso estudo? Sobre a perspectiva defendam se foi positiva ou negativamente e justifiquem.

Neste caso, a questão cultural foi a maior barreira dos que estava a favor da implementação de um escritório de gestão de projeto. A empresa tinha que convencer quem não era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com