TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Malthusiana

Ensaios: Teoria Malthusiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/1/2015  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Condutividade térmica (K):

Diferentes matérias armazenam calor de modo distinto e o calor especifico à pressão constante. Cp é a medida dessa capacidade de armazenagem de energia térmica do material.

Exemplo: Água Cp = 4,48 kJ / Kg.K – Temperatura ambiente

Ferro Cp=0,45 kJ/Kg°C

Observe que agua armazena 10 vzes mais energia do que o ferro por unidade de massa. De modo análogo, a condutividade térmica (K) é a capacidade de um material conduzir calor.

Água – R = 0,607 Wm.K Temperatura

Ferro – K = 80,2 Wm.K ambiente

Observe que o ferro conduz calor 100 vezes mais rápido do que a água. Então, a agua é ótima armazenadora de energia térmica e pobre condutora de calor. A condutividade térmica é a medida da capacidade de o material conduzir calor. Alto valor de K indica material mau condutor ou isolante térmico.

• Cobre – K=401 W/m.K indica que uma parede de cobre de 1m de espessura deverá calor a uma taxa de 401 por m2 de área por Kelvin de diferença de temperatura através da parede.

(Cálculo da condutividade térmica dos materiais. - http://www.netzsch-thermal-analysis.com/pt/landing-pages/determinacao-da-difusividade-termica-e-da-condutividade-termica/definicao-de-condutividade-termica.html)

Condutividade térmica de materiais a 25°C

Material K (w/m.K)

Diamanta 2.300

Prata 429

Cobre 401

Ouro 37

Alumínio 237

Ferro 80,2

Vidro 0,78

Agua liquida 0,607

Pele Humana 0,37

Madeira 0,17

Hélio 0,15

Borracha 0,13

Ar 0,026

Uretano (expandido) 0,026

Vale a pena ler:

Outras definições relacionadas à condutividade térmica

O inverso da condutividade térmica é a resistividade térmica, geralmente medida em kelvin-metros por watt (K-m/W). Ao lidar com uma quantidade conhecida de material, um objeto em específico, grandezas físicas importantes são a sua condutância térmica e sua propriedade recíproca, à resistência térmica, as quais podem ser facilmente determinadas a partir da geometria do objeto e da condutividade ou resistividade térmicas do material. Embora muito usadas em conjunto, não se deve contudo confundi-las, pois tais grandezas definem-se por diferentes relações constitutivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com