TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Território de Caatinga

Artigo: Território de Caatinga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Artigo  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

A palavra caatinga é de origem tupi e significa “mata branca”, “mata rala” ou “mata espinhenta”. Recebeu esse nome pelos índios que habitavam a região durante o período de seca pois a vegetação fica esbranquiçada e quase sem folhas.

A fauna da Caatinga sofre com a caça e a ocupação humana e, como consequência, muitas espécies já foram extintas, como a ararinha-azul , e outras estão sob forte ameaça como o tatu-bola, a onça-parda e o soldadinho-do-araripe , espécie que só ocorre na Chapada do Araripe.

No quesito unidades de conservação, a caatinga é um dos biomas menos protegidos do país. Apenas 7,8% do território da Caatinga está protegido por unidades de conservação.

Mais de 43% da cobertura original da caatinga já foi transformada, principalmente em lenha e carvão, e em áreas limpas para agricultura e pecuária, segundo dados do Relatório do Monitoramento do Desmatamento do Bioma Caatinga (IBAMA/MMA, 2011).

As drásticas modificações sofridas pela Caatinga decorrem desde o período colonial, onde o homem estabeleceu um relação de exploração, com a extração irracional da cobertura vegetal.

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, ou seja, não pode ser encontrada em outros países. Entretanto, ela é confundida até hoje com as savanas, um bioma com características similares.

O relevo da caatinga apresenta duas formações dominantes, os planaltos (Borborema) e as grandes depressões (Sertaneja e São Francisco), formados de fragmentos de rochas. As depressões são terrenos aplainados, normalmente mais baixos que as áreas em seu redor.As nuvens não conseguem ultrapassar o planalto da Borborema. Isto dificulta a ocorrência de chuvas do lado oeste, que é marcado pela seca. Este lado seco é o que faz parte do bioma caatinga.

 A caatinga é coberta por solos rasos e salinos. Embora não tenha potencial madeireiro, exceto pela extração secular de lenha e carvão, a região é rica em recursos genéticos, dada a sua alta biodiversidade. Por outro lado, o aspecto agressivo da vegetação contrasta com o colorido diversificado das flores emergentes no período das chuvas.

O lençol freático é muito pobre, pois o solo é pouco permeável. A água que cai na região permanece na superfície e logo evapora devido à temperatura alta da região.  Mesmo com a pobreza do lençol freático da região, quando chove, a paisagem se transformam. Os rios da região saem das chapadas e percorrem extensas depressões .

Cerca de 27 milhões de pessoas vivem atualmente na área original da caatinga, sendo que 80% de seus ecossistemas originais já foram alterados, principalmente por meio de desmatamentos e queimadas, em um processo de ocupação que começou nos tempos do Brasil colônia. Os habitantes dependem dos recursos naturais para abastecimento de água, regulação do clima, fertilidade do solo, entre outros serviços ambientais.Por outro lado, estes mesmos recursos naturais, se conservados e explorados de forma sustentável, podem impulsionar o desenvolvimento da região

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com