TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terrorismo no mundo

Tese: Terrorismo no mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 7

Integração centro de ensino - Corujinha

Joao Pessoa, 17 de setembro de 2011.

Aluna: Jainny Ferreira de Lima Serie: 3° ano Turno: manha

Assunto: Terrorismo no mundo

Trabalho

De

Geografia

Introdução

Os ataques que ocorreram no dia 11 de setembro nos EUA, estão sendo considerados como os atos terroristas mais importantes da história recente mundial, por que atingiram a maior potência mundial e principalmente por que contam com a cobertura de todos os meios de comunicação de massa.

As cenas que chocaram o mundo foram repudiadas pelos principais governantes, de diversas nações do mundo. A morte de milhares de civis, em um ataque terrorista como esse, reforça o sentimento humanista e a posição contrária aos grupos ou pessoas que se utilizam deste método de ação.

O que é terrorismo

O terrorismo é a forma escolhida por certas organizações para alcançarem os seus objetivos políticos.

Consiste em atos de violência física ou psicológica imprevisíveis, perpetrados contra Estados, indivíduos, grupos precisos e massas anónimas, de modo a instalar um ambiente de medo generalizado.

O terrorismo é, na prática, uma forma de guerra que não conhece regras.

Conceito Moderno

Nos últimos anos, o terrorismo ganhou significados variados e polivalentes.

O grande volume de informações e/ou imagens geradas por esse tipo de comportamento tem tido muita influência na construção desses significados.

Terrorismo Indiscriminado

São todas as ações que se destinam a fazer um dano a um agente indefinido ou irrelevante.

Não existe um alvo estabelecido previamente.

Visa à propagação do medo geral na população, visa cansar a retaguarda, vencer por um sentimento geral de instabilidade.

Exemplo: A Colocação de bombas em cafés, parques de estacionamento, metro.

Terrorismo Seletivo

Seletivo quer dizer que visa um alvo reduzido, limitado, específico e conhecido antes de efetuar o ato. Visa à chantagem, vingança ou eliminação de um obstáculo.

Ele é terrorismo porque tem efeitos camuflados, tem efeitos políticos, pretende pôr em causa uma determinada ordem.

Exemplo: A ETA aplica esta forma de terrorismo.

Natureza do Terrorismo

As ações terroristas podem ser de diversas naturezas:

Atentados com Bombas;

Desvio de aviões e navios;

Atos de sabotagem;

Sequestros e assassinatos de políticos, militares e funcionários.

Grupos Terroristas

No mundo atual e no passado, movidos pela ganância ou pela fé em demasia em suas religiões, muita não olham os fins, para atingir os seus objetivos. Dentre estes, estão os grupos terroristas, tais como:

Al-Qaeda;

ETA;

IRA;

Brigadas Vermelhas;

OLP (Organização Para Libertação da Palestina).

Hezbollah

Al-Qaeda

Al-Qaeda é o nome dado a uma campanha islâmica fundamentalista internacional compreendida por células colaboradoras e independentes que juntas proclamam pela mesma causa, de reduzir a influência externa sobre assuntos islâmicos.

O Al-Qaeda é a responsável por um grande número de ataques violentos e de alto nível contra civis, alvos militares e instituições comerciais pelo mundo.

As origens da Al-Qaeda podem ser seguidas na invasão soviética ao Afeganistão, no qual vários não afegãos lutadores árabes se uniram ao movimento anti-Russo formado pelos Estados Unidos e Paquistão.

Osama Bin Laden, um membro de uma família de negócios saudita árabe proeminente, liderou um grupo informal que se tornou uma grande agência de levantamento de fundos e recrutamento para a causa afegã.

Esse grupo canalizou combatentes islâmicos ao conflito, distribuiu dinheiro e forneceu logística e recursos tanto para as forças de guerra tanto para os refugiados afegãos.

ETA

A ETA, (Pátria Basca e Liberdade, em português) é um grupo armado clandestino e ilegal, que pratica a luta armada como meio para conseguir a independência de Euskal Herria.

É classificado pelos governos de Espanha e França, pela União Europeia e pelo governo dos Estados Unidos como um grupo terrorista.

O seu símbolo é uma serpente enrolada num machado. O seu lema é Bietan jarrai, que significa seguir nas duas, ou seja, na luta política e militar.

IRA

Exército Republicano Irlandês, mais conhecido como IRA, começou a atuar nos anos 60. É um grupo paramilitar católico que tenciona que a Irlanda do Norte separe-se do Reino Unido e seja reanexada à República da Irlanda.

Em 30 anos de conflito, morreram cerca de 3.600 pessoas na Irlanda. Utilizam métodos como os dos terroristas, principalmente ataques à bomba e emboscadas com armas de fogo.

Brigadas Vermelhas

Foi o grande pesadelo de violência nos anos 70 na Itália. E uma guerrilha italiana de ação direta, urbana, de inspiração de extrema-esquerda, formada no ano de 1969.

Sua ação mais importante foi o sequestro e assassinato do líder democrata-cristão Aldo Moro, em 1978. A organização foi desarticulada em meados dos anos 80, graças a um paciente trabalho de repressão da polícia e a solidariedade compacta dos partidos políticos, dos sindicatos e da sociedade civil italiana, num dos raros episódios de unidade nacional na história do país.

Brigada Vermelha (Brigate Rosse em italiano) teve suas origens no movimento estudantil do final da década de 1960 e marcou fortemente a cena política italiana dos anos 70 e 80. Seus fundadores eram originários da Universidade Livre de Trento (Libera Università di Trento). Havia também muitos militantes provenientes da esquerda católica.

Maioritariamente identificadas com o marxismo-leninismo (Terceira Internacional) e bastante influenciadas pelo maoísmo (corriam os tempos da Revolução Cultural Chinesa) as BR pareciam ter maior densidade ideológica do que a maioria das organizações radicais da esquerda europeia daqueles anos. No entanto estavam longe de ser uma organização monolítica, dada a grande variedade de tendências que abrigava.

A organização pregava a "via revolucionária", em contraste com a orientação reformista do Partido Comunista Italiana - PCI - e tinha como objetivo "atacar o projeto contrarrevolucionários do capitalismo multinacional imperialista para construir o Partido Comunista Combatente e os organismos de massa revolucionários". Para tanto, pretendia debilitar o Estado italiano e preparar o caminho para uma revolução marxista, liderada pelo proletariado revolucionário, que levasse a Itália a separar-se da Aliança Ocidental.

OLP (Organização para a Libertação da Palestina)

Em maio de 64, durante o 1° Congresso Nacional Palestino, realizado em Jerusalém, surgiu a Organização Para a Libertação da Palestina, OLP. O objetivo era centralizar a liderança de vários grupos clandestinos.

Os palestinos eram derrotados porque lhes faltava organização, lhes faltava apoio, seja europeu, seja oriental. Foram sempre apoiados por árabes mais desorganizados do que eles. As Nações Unidas faziam resoluções que não eram cumpridas por Israel, um país que sempre teve apoio dos Estados Unidos e da Inglaterra e até, naquele tempo, da França e da União Soviética. Os palestinos batiam em todas as portas para ter uma ajuda, para poder ficar na Palestina, ou para poder criar seu lar próprio, como Israel. Infelizmente foi negada ajuda de todos os lados. A situação chegou ao cúmulo de, em 1952, as Nações Unidas riscarem a questão palestina de suas resoluções. Ali os palestinos viram que não tinham outra condição a não ser organizar-se bem para ter um lugar no chão. E assim foi criada a OLP, que começou a lutar militarmente contra Israel. (Hasan El-Emleh, presidente da Federação Árabe-Palestina do Brasil).

Em 1969, o líder da Fatah, Yasser Arafat, assumiu a direção da OLP. A organização crescia como uma frente de grupos extremistas dedicados à destruição de Israel.

A ascensão de Arafat ao comando da OLP e a radicalização das posições palestinas tiveram uma séria consequência. Alguns governos árabes, quando perderam o controle sobre a OLP, passaram a pressionar a organização. A OLP crescia muito, a ponto de tornar-se um Estado dentro de outro Estado. Isso preocupava os governos, que perdiam parte do controle sobre os acontecimentos dentro de suas próprias fronteiras.

Em 1970, essas divergências terminariam em tragédia: o rei Hussein, da Jordânia, ordenou um massacre contra bases da OLP, uma operação que passou à história como Setembro Negro. Numa operação de guerra, tropas do rei Hussein atacaram as bases da OLP na Jordânia. Palestinos fogem do Líbano Milhares de palestinos foram mortos em combates com as forças jordanianas. As lideranças da OLP e os combatentes palestinos transferiram-se para o Líbano. Mais tarde, em 82, expulsa novamente, dessa vez por uma ofensiva militar de Israel, a OLP foi obrigada a instalar sua sede por muitos anos em Tunis, capital da Tunísia.

Em 1994, a Autoridade Nacional Palestina assumiu muitas das funções administrativas e diplomáticas relativas aos territórios palestinos que antes eram desempenhadas pela OLP. Esta passou a ser uma espécie de guarda-chuva político e militar, abrigando facções como Al Fatah, As-Saiga e a Frente de Libertação da Palestina.

A OLP tem três corpos: o Comitê Executivo, com 15 membros, que inclui representantes dos principais grupos armados; o Comitê Central, com 60 conselheiros e o Conselho Nacional Palestino, com 599 membros, que historicamente tem sido uma assembleia dos palestinos. A OLP também tem serviços de saúde, informação, saúde, finanças, mas desde 1994 passou estas responsabilidades para a ANP.

Hezbollah

Hezbollah - ou Partido de Deus - é uma poderosa organização política e militar no Líbano, composta principalmente de muçulmanos xiitas.

Ele surgiu com o apoio financeiro do Irã no início de 1980 e começou uma luta para expulsar as tropas israelenses do Líbano.

Hostilidade para com Israel manteve-se a definição de plataforma do partido desde Maio de 2000, quando as últimas tropas israelenses deixaram o Líbano em grande parte devido ao sucesso do braço militar do Hezbollah, a Resistência Islâmica.

A popularidade do Hezbollah atingiu o pico na década de 2000, mas teve um dente enorme entre pró-ocidentais povo libanês quando estava no centro de uma guerra enorme, destrutiva com Israel após a captura de dois soldados israelenses em 2006.Hezbollah foi concebido em 1982 por um grupo de clérigos muçulmanos depois da invasão israelense do Líbano.

Ele estava perto de um contingente de cerca de 2.000 Guarda Revolucionária Iraniana, com sede em Bekaa Líbano Valley, que tinha sido enviada ao país para ajudar a resistência contra Israel.

Hezbollah foi formado principalmente para oferecer resistência à ocupação israelense. Ele também sonhou inicialmente de transformar estado do Líbano multiconfessional em um estado iraniano ao estilo islâmico, embora esta ideia fosse mais tarde abandonada em favor de uma abordagem mais inclusiva que sobreviveu até hoje.

Retórica do partido defende a destruição do estado de Israel. Ela vê o Estado judeu como terras muçulmanas ocupadas e afirma que Israel não tem direito de existir. A festa foi muito apoiado pelo Irã, que forneceu-lhe armas e dinheiro

Ataques Terroristas

Infelizmente, encontramos em uns passados recente, diversos ataques terroristas que chocaram o mundo.

Nova Iorque, 11 de Setembro de 2001;

Madrid, 11 de Março de 2004;

Rússia, 01 de Setembro de 2004;

Londres, 07 de Julho de 2005.

...

Baixar como  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »