TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Solo

Artigos Científicos: Tipos De Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos de solo do Brasil e suas características

O Brasil possui uma grande variedade de solo, sendo considerado um dos países com mais variedade agrícola.

O Brasil possui grande variedade de solo, isso faz com que ele seja considerado um dos países com mais variedade agrícola, a fertilidade do solo é muito valorizada por agricultores do mundo inteiro.

Os tipos de solos variam de acordo com cada região do Brasil, pois fatores como o clima, localidade, cultura e muitos outros influenciam o tipo de solo de cada país, estado, cidade, etc.

O solo possui algumas funções predominantes, serve como habitat natural da fauna, protege e garante a qualidade das águas subterrâneas, controla o fluxo dos rios e mares, além de auxiliar no crescimento e disseminação das plantas.

Tipos de solos e características

• Arenoso

Um tipo muito poroso, compostos por mais da metade de areia, permeáveis, este solo é encontrado nas praias litorâneas de todo o país, por ser porosa não é recomendada para agricultura.

• Solo argiloso

Este solo possui em maior quantidade a argila, por isso tem aspecto duro e menos poroso, devido a isso é úmido e com grande quantidade de água, por isso acaba encharcado e prejudicando o desenvolvimento das plantas, mas

quando drenado é úmido na medida certa, este tipo de solo retém as quantidades ideais de nutrientes garantindo o crescimento das plantas.

• Terra roxa

Um dos mais populares no Brasil, de cor avermelhada este solo é muito fértil, as maiores plantações pertencem a este tipo de solo, especialistas afirmam que o resultado desta cor é devido a um derrame vulcânico que ocorreu a milhões de anos que causou a separação da África e da América do Sul. Este solo é rico principalmente em ferro, além de outros nutrientes.

• Terra preta

É o mais ideal para agricultura, isso porque este solo possui grandes quantidades de húmus, retém água, sendo muito fértil pela quantidade de nutrientes que possui.

Estes são os principais tipos de solos do Brasil, mas lembrando de que o solo pode variar de acordo com cada região, possuindo mais ou menos nutrientes, ideais ou não para o cultivo.

Solo corresponde à decomposição de rochas que ocorre por meio de ações ligadas à temperatura, como o calor, além de processos erosivos provenientes da ação dos ventos, chuva e seres vivos, tais como bactérias e fungos.

O Brasil

se destaca como grande produtor agrícola, fato proveniente do extenso território e também da fertilidade do solo.

Em razão da dimensão territorial do Brasil é possível identificar diversos tipos de solo que são diferenciados segundo a tonalidade, composição e granulação.

No Brasil são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.

Terra roxa: corresponde a um tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com