TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Vento

Artigos Científicos: Tipos De Vento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

TIPOS DE VENTOS

Duda | 25 de janeiro de 2013 |

Divididos em vários tipos, é sempre importante estudar e saber cada um deles para não ser pego de surpresa em provas e exames.

Imprimir

Quando falamos em ventos, todo mundo sabe do que se trata, e até mesmo dos perigos que oferecem quando são fortes e acontecem durante tempestades, por isso neste artigo, trazemos mais detalhes a respeito dos tipos de ventos e onde os mesmos acontecem.

E antes de ver um pouco mais a respeito das características dos tipos de ventos, é importante lembrar que a origem dos ventos é determinada pelas diferenças de pressão da atmosfera.

Sendo que os ventos sobram de zona de alta pressão chamada anticiclone para uma zona de baixa pressão chamada de ciclone.

ventos-anticiclones-ciclones Então vale a pena lembrar que alta pressão refere-se a anticiclone e baixa pressão a ciclone, conforme exemplificado na imagem ao lado, onde mostra que os ventos sobram da alta para baixa pressão.

TIPOS DE VENTOS

• Regulares/constantes

São os ventos alísios e contra-alísios, os ventos Alísios acontecem em regiões sub-tropicais em especial na América Central onde são mais comuns, já os contra-alísios são ventos secos, que circulam do Equador para os trópicos, para aprender mais sobre eles, sugiro a leitura do artigo sobre Alísio na Wikipédia, que trás um esboço bem interessante sobre o assunto.

• Brisas

Quando o assunto for brisa, lembre-se sempre do mar, uma vez que temos dois tipos de brisas, as marítimas e as terrestre.

- Brisa marítima: São ventos que sopram dutante o dia do mar para o continente;

- Brisa terrestre: São ventos que sobram durante a noite do continente para o mar;

• Monções

Quanto as monções, dividimos elas em monções de inverno ou continentais e monções de verão, oceânica ou marítima;

- Monção de inverno ou continentais: Acontece durante o inverno asiático, quando sopram da Ásia para o oceano Índico.

- Monção de verão ou oceânica: Acontece durante o verão asiático, onde sopram do oceano Índico para a Ásia. Durante as monções de verão acontecem inúmeras chuvas em boa parte do sudeste e sul da Ásia.

Para melhor entendimento das monções de verão e inverno na Ásia, trazemos a imagem a baixo.

moncoes-inverno-verao

Recapitulando para não esquecer, e observando a imagem a cima, as monções de inverno sopram da Ásia para o Índico e as de Verão do Índico para a Ásia, e são as monções de verão responsáveis por chuvas abundantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com