TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de fundação

Artigo: Tipos de fundação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  138 Visualizações

Definição: Fundação é o elemento estrutural que transfere ao terreno as cargas que são aplicadas à estrutura.

TIPOS DE FUNDAÇÃO

• RASAS (superficiais ou diretas)- Executadas em pequenas profundidades (ou mesmo superficialmente) transmitem a carga da estrutura ao terreno através de sua base. Ex: Bloco, sapata, viga de fundação,

• PROFUNDAS (Indiretas) - Executadas em maiores profundidades (é quando a profundidade, em relação ao terreno adjacente é superior em face da maior dimensão da área total da fundação). Ex: estacas pré-moldadas, estacas escavadas, paredes diafragma, estacas hélice contínua, estacas tipo franki, estacas tubulares metálicas, estacas raiz, tubulões.

CAPACIDADE DE CARGA - É a carga que provoca a ruptura da fundação. É influenciada pelas dimensões e pelo posicionamento da fundação, mas depende principalmente da resistência e da compressibilidade do solo e da posição do nível d’água.

RUPTURA - Ocorre quando a tensão no interior do maciço de fundação supera a resistência do material provocando a destruição da estrutura do solo ou da rocha ao longo de uma determinada superfície (plano de ruptura).

ESCOAMENTO DO SOLO - Quando as tensões atuantes superam a resistência do solo e produzem sua plastificação, o que pode levar a plena ruptura do material.

ADENSAMENTO DO SOLO - É uma deformação do solo que ocorre a medida em que a água vai sendo expulsa pelo excesso de pressão aplicada pela fundação.

SOLOS COLAPSÍVEIS - São os solos não saturados que, quando umedecidos, perdem rapidamente a força de coesão entre os grãos que o compõe e literalmente desabam em sua matriz. Típico: COLÚVIO.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com