TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos ou variações de magma

Abstract: Tipos ou variações de magma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Abstract  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

Lista 05

Resposta

01) a) Atualmente, a classificação de rochas ígneas é baseada na textura, principalmente granulometria, e composição mineralógica quantitativa, e subordenadamente na textura específica, composição química, gênese, modo de ocorrência, etc. A granulometria é representada pelas categorias grossa, média e fina, e a composição mineralógica é pelo índice de cor, proporção entre feldspato alcalino e plagioclásio, composição de plagioclásio, etc.

b)

c) Os essenciais estão sempre presentes e são os mais abundantes numa determinada rocha, e as suas proporções determinam o nome da rocha.

Os acessórios podem ou não estar presentes, sem que isto modifique a classificação da rocha em questão.

02)a) O magma é um fluido (estado líquido) natural inorgânico muito quente com temperaturas entre 1000 a 1700oC, constituído por uma fusão de silicatos, apresentando proporções variadas de água e elementos voláteis (gases).O magma não possui mineral, pois os elementos químicos estão dissolvidos, no estado líquido, sem que ocorra a formação de compostos ou substâncias inorgânicas (minerais).

b)Pode, no caso é as rochas intrusivas ou extrusivas. Mas para ele se torna uma rocha esse magma tem que ser expelido pelo vulcão porque no seu estado natural (liquido) não é considerado rocha.

c) Os elementos mais abundantes no magma são o Oxigênio e o Silício, por consequência é conveniente descrever os diferentes tipos de rochas vulcânicas em termos de seu conteúdo de Óxido de Silício (SiO2). Assim, as rochas variam desde ultrabásicas (com conteúdos de SiO2 abaixo de 45%), básicas (conteúdos de SiO2 entre 45 e 52%), intermediárias (conteúdos de SiO2 entre 52 e 65%) e ácidas (com conteúdos de SiO2 acima de 65%). Esses valores mudam um pouco de autor para autor, mas são bastante aproximados.

3) Os tipos ou variações de magma estão ligados às diferentes composições químicas. Estas diferenças composicionais estão associadas diretamente ao Ambiente Geotectônico onde o magma é gerado.

1- Magma Basáltico

1.1 (Mid Ocean Ridge Basalts)

Este tipo de basaltos é gerado diretamente do manto, através da fusão parcial das rochas do manto. Este tipo de basalto não possui nenhuma contaminação, ou seja são puros. Ambiente Geotectônico de abertura ou divergente, formação de crosta oceânica.

1.2 (Ocean Iland Basalts)

Este tipo de basalto gerado pelo atrito entre duas crostas oceânicas que se colidem em zonas de subducção, formando Arcos de Ilha (Japão, Cuba, Filipinas) sendo contaminados por sedimentos, alterando sua composição química original (MORB). Ambiente Geotectônico de colisão entre duas crostas oceânicas, formação de Arcos de Ilha Vulcânicos.

1.3 (Continental Flood Basalts)

Este tipo de basalto gerado pelas células convectivas abaixo de uma crosta continental (Estágios I e II Ciclo de Wilson). Este magma basáltico é contaminado por material da crosta continental durante seu processo de ascensão, alterando sua composição química original (MORB). Ambiente Geotectônico de início de quebra da crosta continental. Estágios I e II Ciclo de Wilson.

* O tipo de lava Pahoehoe é caracterizado por composições ultrabásicas alcalinas carbonatíticas, pouco viscosas. É o tipo de lava menos viscoso de origem do manto. Estes são característicos de “Hot Spots” como as ilhas do Havaí e aberturas continentais com os magmas alcalinos carbonatíticos (vulcão Oldonyo Lengai Rift valley Africano).*Os fluxos de lavas basálticas pouco mais viscosos são denominados de lavas A-A.*Provocam os derrames de lavas continentais e oceânicos.*Este tipo de lava é característico de basaltos de vulcões oceânicos e platôs continentais (sul do Brasil).* Este tipo de lava caracteriza-se por basaltos toleíticos, sendo uma lava mais viscosa.

2- MAGMA ANDESÍTICO

Magma produzido através da colisão entre uma crosta oceânica e uma crosta continental, nas margens continentais ativas.

Este tipo de magmatismo ocorre na porção externa da cadeia de montanha.

Características dos magmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com