TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia

Monografias: Topografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 4

TOPOGRAFIA

Definição: A palavra “topografia” deriva das palavras gregas “topos” (lugar) e “grapen” (descrever), o que significa a descrição exata e minuciosa de um lugar.

Sua finalidade é determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da terra, compete ainda a topografia, locação no terreno de projetos de engenharia.

A Topografia se faz necessária em vários trabalhos das Engenharias, Arquitetura e Agronomia. Na construção civil, de um modo geral, é indispensável correto estudo econhecimento do terreno onde será implantada a futura obra. Deste conhecimento e de seu bom aproveitamento decorrerão consequências econômicas, técnicas e estéticas da obra. Mesmo durante a fase de execução são indispensáveis os conhecimentos topográficos no seu acompanhamento.

Vejamos alguns exemplos:

• Na Engenharia da Eletricidade utiliza-se, por exemplo, em levantamento da faixa de domínio, locação das linhas de transmissão e instalação dos equipamentos das casas de força.

• Na Engenharia Mecânica: instalação das maquinarias e controle periódico.

• Na Engenharia de Minas: levantamento e locação das jazidas, galerias e poços.

• Geologia: levantamento e demarcação de jazidas, na prospecção de galerias, na fotogeologia (interpretação geológica baseada em aerofotogrametria).

• Na Engenharia Sanitária e Urbanismo: levantamentos para execução de redes de água e esgotos, drenagens e retificações de cursos d'água, levantamento de uma área para urbanização, cadastro de cidades.

• Na Engenharia Civil e Arquitetura:

 Portos: estudo do potencial hidráulico (batimetria), bacias de acumulação, adutoras, canais de irrigação, controle das cheias, locação e controle do nível na construção de barragens, levantamentos hidrográficos, locações das obras portuárias, controle das marés, estudo dos canais.

 Estradas: reconhecimento, exploração e locação da futura, controle de execução e medições, escavações de túneis.

 Aeroportos: controle permanente das pistas sob o tráfego.

 Edificações: Levantamento do terreno, demarcação da obra, verificações durante a construção, nivelamentos de obras construídas, cálculos dos volumes de terra a escavar, etc.

Os principais equipamentos utilizados pelos profissionais topógrafos são:

TEODOLITO: Aparelho que é nivelado na vertical e na horizontal, é utilizado para medidas indiretas de distâncias; leitura de ângulos horizontais e verticais e da régua graduada; existem os modelos: trânsito (mecânico e de leitura externa), o ótico (prismático e com leitura interna) e o eletrônico (leitura digital).

ESTAÇÃO TOTAL: Estação Total ou Taqueômetro é um instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias. A estação total é capaz de inclusive armazenar os dados recolhidos e executar alguns cálculos mesmo em campo. Com uma estação total é possível determinar ângulos e distâncias do instrumento até pontos a serem examinados. A maioria dos instrumentos das Estações Totais medem ângulos através de scanner eletro-óptico de extrema precisão de códigos de barra digitais atados em cilindros ou discos de vidro rotativos dentro do instrumento

TRIPÉ: entre os acessórios mais comuns de um teodolito ou nível estão o tripé; serve para estacionar o aparelho a ser utilizado; pode ser de alumínio, madeira ou outros materiais; é interessante salientar que para cada equipamento de medição existe um tripé apropriado.

PRISMA: O prisma tem a finalidade de refletir o sinal eletrônico emitido e ao reenviá-lo de volta a Estação, possibilita a medição eletrônica da distancia entre a Estação e o ponto de interesse, de maneira bastante precisa.

BALIZAS: são utilizadas para manter o alinhamento, na medição entre pontos, quando há necessidade de se executar vários lances com o diastímetro; são feitas de madeira ou ferro; arredondado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com