TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesca Submarina

Casos: Pesca Submarina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  3.510 Palavras (15 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 15

A prática da caça submarina em Portugal, tem inicio nos anos 1950, e tem no CPAS (Centro Português de actividades subaquáticas) o seu primeiro foco de desenvolvimento em Portugal. Nos anos que se seguiram outros pólos vão surgindo um pouco por todo o país, bem como nas Antigas Colónias, com clubes e caçadores que em muitos dos casos tinha de fazer os seus próprios equipamentos.

Pesca Submarina ou caça submarina, é uma actividade que consiste na pesca de espécies, geralmente peixes, no seu próprio habitat, ou seja, imerso no mar. É praticada em mergulho livre, em apneia. É efectuada com o fim da procura de alimentos, lazer ou competição.

Em todos estes casos a actividade desenvolve-se utilizando um arpão, arma de caça submarina ou arma de pressão análoga, armados pelo próprio caçador.

Material

• Fato

• Arma

• Barbatanas

• Máscara

• Faca

• Lastro

• Bóia de sinalização

Fato

Para os praticantes da caça submarina convém ser um fato especial caça, isto é, interior de célula aberta e exterior revestido a nylon. O fato deve ser composto por duas partes, as calças, que vão até aos ombros, e o casaco, que inclui o "capuz".

Para além disto o fato deve ser cosido e colado, sem que as costuras o atravessem de um lado ao outro. Deve ser aderente, e por isso ter em atenção os fatos "revestidos a titânio", pois embora aparentemente mais quentes, perdem na aderência interior, e isso permite uma maior circulação de água.

O fato deve ser justo mas não apertado, isto é, deve estar "aconchegado" mas ao mesmo tempo permitir a nossa movimentação.

Ainda deve ter-se em conta o facto de o fato ter ou não reforços, para carregar a arma (no peito), e para protecção (nos joelhos e cotovelos e se possível na zona das nádegas).

Para Portugal, a espessura do fato deve andar na "casa" dos 5mm, no entanto para os mais friorentos, que façam caça de Inverno também, talvez um casaco de 6,5mm-7mm ajude.

Ainda em relação ao fato, deve ter-se em atenção o sistema de "engate" do casaco com as calças, que deve ser composto por um ou dois "machos" e a/s respectiva/s fêmea/s.

Importa ainda referir que actualmente todos os fatos são bons.

Dependendo do tipo de caça que predominantemente se pratique, deve ter-se um fato adequado. Assim, para quem caça junto à costa (rochas, buracos) o fato deve ser, revestido por fora com nylon. Para quem pratica a caça no azul o fato deve ser liso por fora pois o atrito é menor, no entanto é mais vulnerável à abrasão.

Quanto à camuflagem, há para todos os gostos, talvez no azul ela seja mais eficaz do que propriamente na costa, onde o meio envolvente é constantemente diferente.

Arma

A arma é também um ponto de difícil escolha, mas vamos descrever as existentes:

• Modelo Baby : para caçar no buraco

• Modelo 75: para o buraco e "redondezas"

• Modelo 90: buraco longo, água livre e espuma, índio

• Modelo 100: água livre, agachón, caída

• Modelo 110 e maiores: para os pelágicos

A maioria das armas que estão no mercado são boas, no entanto o melhor é escolher uma que tenha o mínimo de "senãos". Assim e uma das partes importantes é o facto de a arma ser aerodinâmica e possuir um punho ergonómico. Deve ter quase imprescindivelmente o apoio de carga, o que vai facilitar muito a manobra. A qualidade dos elásticos e a sua força é um factor a ter em conta, tal como a ogiva, que deve ser resistente.

O carreto, peça esta que pode ser adquirida posteriormente, ajudará em muito quando se andar a caçar ao buraco, mas a profundidade considerável, isto é, a partir dos seus 4-5 metros.

A utilidade do carreto reside no facto de podermos subir à superfície com a arma na mão deixando o arpão no buraco, e também pelo facto de poder dar-se linha para cansar as presas grandes.

Para quem inicia é recomendado uma arma 75cm, é uma arma polivalente, e não sofre tanto nas rochas como uma de 90cm.

Barbatanas

Assim como as armas, é a peça de equipamento que não poderás ter só uma (par);

Para a caça submarina são necessárias barbatanas grandes (volta de 1m), o que difere de umas para as outras é a rigidez e o material. Quem se quer iniciar e não sabe quais deve comprar, deve comprar umas com dureza intermédia, pois são polivalentes e por isso dispensam investimentos imediatamente a seguir. As barbatanas devem ter pala substituível e devem ser de borracha macia. Importa ainda referir que as barbatanas devem ser de calçar, e não de enfiar com botas (com fivela).

As barbatanas devem ser justas mas não podem apertar demasiado o pé, sob pena de atormentar o caçador durante toda a caçada, podendo provocar cãibras.

O ideal é ter umas para saída de pedra, de barco, para a espuma e outras para caçar fundo.

Máscara

Para escolher uma máscara será importante ter em conta alguns factores. Este elemento imprescindível deve ser concebido em material confortável e o mais aconselhável é que seja em silicone a parte que está em contacto com a cara.

Para ser a máscara certa para si, ela deve adaptar-se ao seu rosto e por isso deve segurar-se na cara bastando para isso que inspire, com ela no rosto. Se a máscara se adapta ao rosto e não cai quando inspira, passe ao passo seguinte, que é colocá-la

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com