TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico de Geografia

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

4 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO

 Este trabalho tem objetivo de fazer uma breve averiguação sobre a situação das escolas públicas na atualidade, através de uma análise e compreensão do artigo Função Social da Escola e organização do trabalho pedagógico do autor José Geraldo Silveira Bueno. No qual o autor aborda determinados pontos como concepções criticas e positivas, levantando questionamentos sobre o papel da escola como local de acesso à cultura e de formação de cidadãos e como se dá à inclusão social nesse meio, e ao mesmo tempo fazer uma análise nesse contexto trazendo para nossa realidade, das instituições de ensino em nossa região.

Dessa forma podendo averiguar a importância da integração entre as disciplinas e a cultura, para o desenvolvimento dos alunos para se tornarem cidadãos, e principalmente com uma visão cultural mais ampla, assim fortalecendo a sua personalidade como individuo perante a sociedade.


  1. DESENVOLVIMENTO

Concepção critica coloca em pauta as adversidades presentes nas funções sócio educadoras, devido a grande quantidade de alunos que passaram a frequentar as escolas, as quais anteriormente na concepção positivista não teriam acesso à educação.

Porém, o que aparentemente é uma evolução na área de educação se apresentou problemática devido à falta de uma política educacional que privilegiasse a qualidade da educação. Nesse mesmo sentido podemos levantar ainda à nova LDB, no qual aborda “não repetência” e a mudança de progressão do aluno passando seriado para ciclo, no qual eleva o aluno adiante sem ter muitas vezes o conhecimento mínimo da matéria.

Sobre o tema, Menezes (2001, p.01) faz a seguinte reflexão:

A estratégia de adoção do regime de progressão continuada, de acordo com a LDB, “contribui para viabilizar a universalização da educação básica, que é o impulso para as nações se projetarem e competirem mundialmente, e também é um meio de garantir o acesso e principalmente a permanência do aluno na escola.”. Disponível em:

<http://www.educabrasil.com.br/progressao-continuada/>. Acesso em: 10 de jun. 2016.)

Por outro lado à concepção positivista, vem no encalço de uma educação celetista, no qual existiam mecanismos de seletividade da forma de entrada do aluno no ensino fundamental, no qual tinha como objetivo de criar um aluno bem instruído, com conhecimentos objetivos, no qual o professor tem o papel de transmissor do conhecimento.

José Geraldo Silveira Bueno vê a educação pela concepção critica, no qual em vários momentos ele aborda a respeito à democratização do ensino brasileiro nas últimas décadas, devido abertura de um grande número de vagas, políticas educacionais demagógicas, ampliação de horas trabalhadas pelos professores, arrocho salarial, e absoluta falta de política de formação docente foram causando o declínio na qualidade de ensino.

A escola é um ambiente de convivência social entre os alunos de várias classes sociais e culturas étnicas, nesse meio a instituição educacional deve difundir a cultura e criar cidadãos que estejam preparados para assumir o seu papel em sua comunidade.

Para que isso possa acontecer de forma mais ampla temos que trabalhar desde as séries iniciais e pautar-se em metodologias coerentes com os conteúdos programáticos, usando a integração entre as matérias específicas do currículo com as múltiplas formas possíveis para desenvolvimento cultural.

Sacristán (2000, p.60) coloca nesse mesmo sentido, podemos unir artes e ofícios, no qual “incluem a literatura, a música, as artes visuais, a dramatização, o trabalho com madeira, metal, plástico, etc.”, em territórios que podem ser trabalhados em conjunto, assim buscando elementos básicos entre as disciplinas e a cultura.

Nesse mesmo enfoque o Ministério da Cultura ([s.d], p.04), sita o seguinte:

Reconhecer e promover a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira; Contribuir com a formação de público para as artes e ampliar o repertório cultural da comunidade escolar;

“Desenvolver atividades que promovam a interlocução entre experiências culturais e artísticas e o projeto pedagógico de escolas públicas de Educação Integral;”Disponível em:

Como citado por Bueno (2001, p.05), “à escola foi delegada a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura (...) de formação do cidadão e de constituição do sujeito social.”, dessa forma podemos levantar o seguinte ponto, a educação, a cultura e a formação de um cidadão estão todas ligadas.

Um povo sem cultura, sem educação dificilmente formara bons cidadãos, por esse motivo podemos apontar novamente que a escola é sim uma formadora de homens e mulheres mais preparadas para integrar a sociedade, dessa forma podemos ir além e dizer que além da escola esses futuros pais e mães estarão melhores preparados para criar a próxima geração.

Logo, Menezes (2001, p.01) trás o seguinte o pensamento:

A escola tem a função de preparar os cidadãos, mas não pode ser pensada apenas como tempo de preparação para a vida. Ela é a própria vida, um local de vivência da cidadania”                               .Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/a-escola-e-sua-missao-social/>. Acesso em: 10 de jun. 2016.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (274.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com