TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de globalização na geografia

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ – UNIDADE I

ADMINISTRAÇÃO

5º SÉRIE / TURMA: A

ANA LETÍCIA FERREIRA DOS SANTOS        RA: 662427959

CAROLINE MONTEIRO DOS SANTOS                RA: 6659362970

FRANCISCA MARIA DE SOUSA                         RA: 6814003841

INGRID CRISTINA DA SILVA COELHO             RA: 6622359210

KELLY VANESSA DE MORAIS                        RA: 6659362887

VANESSA ALVES DE LIMA                        RA: 6826490017

TALITA DE SOUZA DIAS                                    RA: 4251796453

TRABALHO SOBRE GLOBALIZAÇÃO

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

PROFESSOR: GUSTAVO ROSA

TAUBATÉ / SP

2015

Introdução

Apesar de o tema globalização ser tão presente em nosso dia a dia, de uma maneira geral, é um processo antigo. A economia mundial está passando por um período de transformação radical, levando com isso uma internacionalização da atividade econômica, passando por profundas consequências econômicas, políticas e sociais. Neste trabalho abordaremos os aspectos inerentes a globalização, como o conceito, custos das transações, oportunidades da globalização, vantagens e desvantagens da globalização.


Globalização

globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. Esse fenômeno ocorre principalmente pela necessidade de desenvolvimento, e para isso contamos com a ajuda de várias tecnologias que auxiliam na comunicação e na troca de ideias.

A globalização aproximou as nações e os mercados.

Desde o período pós-guerra, em meados do século XX, a globalização começou a se mostrar, pois foi quando os países precisaram da ajuda de outros, em melhor situação econômica para se reerguer, e foi aí que começou a internacionalização de produtos. Para isso, a comunicação e o conhecimento das culturas dos países são essenciais para estabelecer essas interações. Consequentemente ocorre a integração social e política entre os países, o que faz com que se intensifique cada vez mais a globalização.

O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.

As multinacionais se instalam em um país onde tem Mão de obra mais barata, compram matéria-prima mais barata e de melhor qualidade em outro país, ou no mesmo onde está instalada, e após a fabricação, eles vendem o seu produto para qualquer lugar do mundo. Com isso, essa multinacional ajuda no desenvolvimento econômico do país onde sua fábrica está instalada, e também ajuda a gerar emprego na região. Sendo assim uma característica importante da globalização a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Por exemplo, um tênis pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.

Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.

Hoje a história mundial assiste um fenômeno semelhante ao da globalização, a verdade é que, atualmente, ela reveste-se de novas características: 

  • Novos mercados – mercados de câmbios e de capitais ligados mundialmente e operando 24 horas por dia, com negociações à distância em tempo real;
  • Novos instrumentos – ligação via Internet, telefones celulares, redes de comunicação;
  • Novos autores – a Organização Mundial do Comércio (OMC) com autoridade sobre os governos nacionais; empresas multinacionais com mais poder econômico do que muitos Estados; redes mundiais de organizações não governamentais (ONG) e outros grupos que transcendem as fronteiras nacionais;
  • Novas regras – acordos multilaterais sobre comércio, serviços e propriedade intelectual, apoiados por fortes mecanismos de imposição e mais vinculativos para os governos nacionais, reduzindo o campo de ação da política nacional.

A globalização dos mercados é, indubitavelmente, muito importante e uma questão incontornável, mas é preciso que seja acompanhada de todos os fatores que compõem a humanidade para que seja, efetivamente, uma verdadeira globalização. 
O fenômeno da globalização está, ao mesmo tempo, a afetar diretamente a vida das pessoas devido à conjugação de vários fatores que resultam da idéia de “
aldeia global”:

  • Redução do espaço: A vida das pessoas – os seus empregos, rendimentos e saúde – é afetada por acontecimentos no outro lado do globo e, muitas vezes, por acontecimentos que desconhecem.
  • Redução do tempo: Os mercados e as tecnologias mudam atualmente a uma velocidade sem precedentes, com ação à distância em tempo real e com impactos sobre a vida de pessoas muito distantes.
  • Desaparecimento de fronteiras: As fronteiras nacionais estão a desaparecer, não apenas para o comércio, capital e informação, mas, também, para as ideias, normas, cultura e valores. 

Custos de Transações Internacionais

Um dos principais fatores do processo de globalização tem sido a enorme redução dos custos de transporte e comunicação. Essas reduções tornam rentável a produção e comercialização de alcance internacional. Efetivamente, a evolução tecnológica permitiu muitas opções para colocar mercadorias no mercado externo com um custo menor.

A informação então passou a ser considerada a principal responsável pelo sucesso do fluxo de capitais, em processo globalizado, das transações financeiras entre as instituições dos países como: bancos, seguradoras, corretoras, tradings (exportadoras / importadoras), dentre outras, para as negociações e transações quer seja de títulos, ações, cambio de moedas, movimentação de recursos financeiros de créditos e débitos, realizados principalmente em bolsas de valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com