TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformação de energia mecânica

Tese: Transformação de energia mecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

Os impactos das atividades no ambiente têm assumido um destaque crescente, em que se torna fundamental uma conscientização que possibilite a mudança de atitudes e a adoção de uma postura que tenha como foco principal a busca pelo equilíbrio ambiental e desenvolvimento sustentável. A preservação ambiental, preocupação básica de qualquer sistema de produção, deve estar presente nas atividades humanas, em especial na produção e no consumo de energia elétrica [2].

Com a intenção de se busca uma forma econômica e sustentável para produção de eletricidade, optou se em um projeto que seja possível utilizar Fontes de Energia Alternativas, ou seja, fontes que não se esgotam e que contribuem para diminuir a dependência de fontes de energia não renováveis, ocasionando uma redução no potencial de poluição do meio ambiente [1].

O projeto a ser apresentado baseia-se na produção construção de uma bicicleta onde a pessoa ao pedalar, gera movimento nas rodas. O gerador, instalado na catraca, transforma a energia mecânica em energia elétrica. Baterias instaladas no sistema acumulam a energia de toda a bicicleta e podem disponibilizá-la para uso em equipamentos eletrônicos e em iluminações [3].

2. Justificativa

Obtendo resultados significativos no uso da cogeração desse tipo de energia (mecânica em elétrica), o desenvolvimento da bicicleta sustentável torna-se viável economicamente e sustentável para a população, pois diferentemente de centrais nucleares, usinas hidrelétricas e termelétricas que necessitam de grandes áreas para serem construídas, esse sistema é apropriado para ser construído em pequenas unidades espalhadas pelas cidades [1].

3. Objetivos

Transformar a energia mecânica produzida pela força muscular humana em energia elétrica. Reduzir emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa a atmosfera, o que contribui no aspecto ambiental. Minimizar os gastos com companhias elétricas. Analisar o valor de tensão, em Watts, produzida pelo sistema e a partir deste estudo verificar a possibilidade de implementar este mecanismo de energia limpa na sociedade amplamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com