TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

URBANISMO NO BRASIL

Trabalho Universitário: URBANISMO NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Urbanismo no Brasil

No Brasil, um dos mais importantes instrumentos de promoção da política nacional de desenvolvimento urbano é o Ministério das Cidades, que tem como objetivo combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte. No entanto, a existência desse ministério não retira do estados e municípios a competência sobre a política urbana, estando inclusos nesta esfera a habitação, energia elétrica, transportes aéreo, aquaviário, ferroviário e rodoviário, trânsito, telefonia e saneamento básico.

Passando por etapas que reproduziram as necessidades e tendências de sua época, o planejamento urbano no Brasil viveu a fase dos “planos de embelezamento”, influenciados tradições europeias e geralmente limitados a áreas especificas; os “planos de conjunto”, que passaram a incluir toda a cidade e tinham as vias não pensadas apenas em termos de embelezamento, mas também em termos de transporte; os “planos de desenvolvimento integrado” marcados pela complexidade, rebuscamento técnico e sofisticação intelectual, distanciando as propostas contidas no plano de sua execução; e os “planos sem mapas” que, contrapondo o momento anterior, passaram a elaborar planos sem os diagnósticos técnicos extensos e, até mesmo, sem os mapas espacializando propostas.

Atualmente, o urbanismo no Brasil é marcado por uma enorme diversidade de situações e dinâmicas. A cada dia é maior o número de jovens migrando para os grande centros. Nas áreas ligadas ao agronegócio, polos industriais, turismo e logística, surgem novas cidades ou as antigas crescem, criando favelas, periferias e loteamentos irregulares. No lado oposto, persiste o esvaziamento demográfico de zonas rurais e pequenas cidades, que se tornam lugar de pobreza e precariedade urbanística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com