TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ucrania

Trabalho Escolar: Ucrania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  3.680 Palavras (15 Páginas)  •  1.931 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

A Ucrânia é um país da Europa Oriental que nasceu após a dissolução da União Soviética, com mais de 603 mil quilômetros quadrados, é o segundo maior país da Europa. É banhada a Sul pelo Mar Negro e de Azov. Faz fronteira com a Moldávia, Romênia, Hungria, Eslováquia, Polônia, Belarus (antiga Bielorússia) e Rússia.

A capital do país é a cidade de Kiev, mas possui outras cidades importantes como Charkiv (Kharkov), Dnipropetrovsk, Odessa, Donec'k, Zaporižžja, L'viv (Leópolis) e Sevastopol. Ucrânia, depois da Rússia, O idioma oficial é o ucraniano, embora o russo seja muito usado. Não é tão fácil encontrar pessoas que falem inglês. A maioria da população é cristã ortodoxa, e sua minoria protestante, judia e católica. Em Kiev, estão disponíveis apenas duas catedrais e duas capelas católicas. A Ucrânia é grande, diversificada e em grande parte desconhecida. É uma das últimas fronteiras da Europa, uma nação pobre, mas rica em cores e tradição

DADOS PRINCIPAIS:

Área: 603.700 km²

Capital: Kiev

População: 44,8 milhões (estimativa 2012).

Nome Oficial: Ucrânia

Nacionalidade: ucraniana

Governo: República com forma mista de governo

Divisão administrativa: 24 províncias, uma república autônoma (Criméia) e duas áreas metropolitanas (Sebastopol e Kiev).

Brasão de armas da Ucrânia

GEOGRAFIA:

Localização Geográfica: Europa Oriental

Cidades Principais: Kiev, Kharkov, Dnipropentrov'k, Odessa e Donets'k

Clima: temperado continental

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Composição da População: ucranianos (73%), russos (22%), outros (5%).

Idioma: ucraniano (oficial) e russo

Religião: cristianismo (80%), sem religião (13.6%), ateísmo (4%) e outras (2,4%)

IDH (Pnud 2012): 0,740 (elevado)

ECONOMIA:

PIB (Produto Interno Bruto): US$ 327,4 bilhões (estimativa 2011)

PIB per Capita: US$ 7.200 (estimativa 2011)

Força de trabalho: 22 milhões (estimativa 2011)

Moeda: hryvnia

Geografia

País da Europa Oriental. Situado no Sudeste da Europa, é o segundo maior país do continente, depois da Rússia, com uma área de 603 700 km2. Faz fronteira com a Bielorrússia e a Rússia, a norte, com a Moldávia e a Romênia, a sul, a Hungria, a sudoeste, e a Eslováquia e a Polônia, a oeste, sendo banhado, a sul, pelos mares Negros e de Azov. As principais cidades da Ucrânia são Kiev, a capital, com 2 598 000 habitantes (2004), Kharkov (1 420 100 hab.), Dnipropetrovsk (1 009 100 hab.), Odessa (1 012 600 hab.) e Donets’k (969 800 hab.). A Ucrânia Ocidental é formada pelo fértil planalto da Volínia, enquanto no Norte dominam as bacias dos rios Dnieper e Donetz, com boas terras agrícolas e pântanos; é aqui que se situa a capital. As planícies situadas a ocidente de Kirovograd têm um solo negro designado chernozem; as da parte oriental, embora menos férteis, sustentam muitas comunidades rurais. Estes solos foram em grande parte contaminados por radioatividade, após o acidente da central nuclear de Chernobyl, em 1986. No extremo Sul da Ucrânia, situam-se as planícies secas das costas dos mares de Azov e Negro. A Criméia é uma das mais afamadas regiões turísticas do país e situa-se mais a sul.

A paisagem ucraniana consiste principalmente de planícies férteis ou estepes e planaltos, atravessados por rios como o Dnieper, Do net, Dnister e Bug Meridional, que escoam para o Mar Negro e para o pequeno Mar de Azov. O sudoeste, o delta do Danúbio serve de fronteira com a Romênia. Só se encontram montanhas na cordilheira ocidental dos Cárpatos, dos quais o pico mais alto é a Hora Hoverla com 2, 061 m, e na península da Criméia no extremo sul, ao longo da costa. Na Ucrânia encontra-se um dos solos mais férteis do mundo, o Tchernoziom.

Topografia da Ucrânia

A Ucrânia tem um clima temperado continental, embora se encontre um clima mais mediterrânico na costa sul da Criméia. A precipitação está distribuída desproporcionadamente: é maior no oeste e no norte e menor no sul e no leste. Os invernos variam de frescos ao longo da costa do Mar Negro os frios no interior. Os verões são mornos na maior parte do país, mas em geral quentes no sul.

Clima

O clima é temperado continental, com invernos rigorosos. O clima da Ucrânia é, em sua maior parte, temperado continental, embora se possa encontrar um clima mediterrâneo na costa meridional da Criméia. A precipitação é maior no oeste e no norte e menor no leste e no sudeste. Os invernos são particularmente frios no interior; nos verões são particularmente quentes no sul.

Economia

Os principais produtos mineiros e energéticos do país são o ferro, o carvão, o manganês, o petróleo e o gás natural. A produção agrícola inclui trigo, cevada, centeio, milho, beterraba açucareira, semente de girassol, algodão, batatas e legumes. Na indústria, merecem referência os ramos alimentar, de produtos metálicos, de construções mecânicas e químicas. Os principais parceiros comerciais da Ucrânia são a Rússia, a Alemanha e a China.

Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 7,5. O principal lugar são as planícies situadas a ocidente de Kirovograd têm um solo negro designado chernozem, que são terras de grande riqueza produtiva (ricas em húmus). A exploração intensiva dos desses solos férteis (que cobrem quase 65% do país) do cinturão agrícola ucraniano tornou o país num grande produtor de trigo, cevada e milho. Outros cultivos importantes são: centeio, beterraba

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com