TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Umeis de Belo horizonte

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA EM GEOGRAFIA

PROFESSOR: CÁSSIO EDUARDO VIANA HISSA

[PRÉ-] PROJETO DE PESQUISA:

UMEI’S (UNIDADES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL) DE BELO HORIZONTE: MAIS UM REFLEXO DE UM SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO DECADENTE OU UMA PERSPECTIVA PARA UM FUTURO EDUCACIONAL DECENTE E PARA TODOS?

BRENDA CADAR

CRISTIANE DE ALMEIDA BARBOSA

JANICE FERREIRA DE SOUZA

LUANA STEPHANIE APARECIDA GOMES COSTA

VIRGÍNIA AUGUSTA DE JESUS SAMORA

TURMA: NB

JUNHO DE 2015,

BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS

[PRÉ-] PROJETO DE PESQUISA:

UMEI’S (UNIDADES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL) DE BELO HORIZONTE: MAIS UM REFLEXO DE UM SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO DECADENTE OU UMA PERSPECTIVA PARA UM FUTURO EDUCACIONAL DECENTE E PARA TODOS?

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objeto de estudo as UMEI’s (Unidades Municipais de Educação Infantil). A escolha veio da urgência por uma educação qualitativa, inclusiva e acessível voltada principalmente para as crianças de origem popular, uma vez que a educação infantil é essencial pra o crescimento e desenvolvimento sociocognitivo das crianças.

Criada pela Lei 8679/2003, dentro do Programa Primeira Escola, a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) veio a fim de atender um anseio da população de Belo Horizonte, que até então não contava com escola infantil pública em horário integral, que atendesse crianças de até 5 anos e 8 meses de idade. As primeiras UMEI`s foram construídas com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento e entregues às comunidades no ano de 2004 e elas constituem um projeto pensado por um conjunto de profissionais tais como pedagogos, arquitetos, engenheiros, psicólogos, e demais profissionais atentos à construção de uma instituição e às reais necessidades das crianças, respeitando a diversidade e particularidades destas. 

OBJETIVO

A partir de algumas reflexões acerca do trabalho feito nas UMEI’s se faz necessário alguns questionamentos, para compreendermos se de fato essas Unidades Municipais de Educação Infantil tem atendido as reais necessidades da população. Interpelar o nosso sistema educacional mostra a nossa inquietação com o que temos visto dentro e fora do ambiente escolar. As UMEI’s foram pontos de grandes investimentos municipais, no intuito de proporcionar uma educação infantil de qualidade; entretanto nota- se a necessidade de superar empecilhos para que esta educação tão sonhada seja algo palpável. Através dessa pesquisa, queremos descobrir e analisar se tais estruturas são de fato o que se propuseram/propõe a ser/oferecer ou se são mais uma teoria utópica e impossível que na prática mostra um distanciamento total e distorcido de sua expectativa e formulação iniciais.

Alguns pontos de estudo/levantamento: 

  • A preparação dos professores e de todos os demais funcionários para trabalhar em um ambiente onde se observa tamanha diversidade com demandas das mais variadas;
  • Existência e manutenção dos equipamentos da instituição sejam eles eletrônicos, eletrodomésticos, pedagógicos, didáticos e etc;
  • A estrutura física e a preparação do corpo docente e dos demais trabalhadores dessas unidades: há variação em detrimento da localização das mesmas? ;
  • O que é ensinado e praticado age de acordo com as normas da prefeitura e das leis de educação [infantil]? ;
  • Há algo que é possível integrar à sistematização e teórica dessas instituições a fim de melhorar e potencializá-las? ;
  • A inserção e distribuição de vagas ocorre de maneira justa, igualitária e integradora à comunidade?

JUSTIFICATIVA

Esse projeto de pesquisa aborda a importância e/da necessidade das UMEI’s no município de Belo Horizonte e sua eficiência.

Marco histórico da educação infantil brasileira é o seu reconhecimento como a 1ª etapa da Educação Básica, como preconizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Esse reconhecimento foi resultado da mobilização da sociedade e de várias organizações que têm como propósito defender a criança como sujeito de direitos sociais. Um desses direitos é o de acesso à educação.

A Educação infantil em Belo Horizonte passou por novas transformações a partir de 2003 com a promulgação da Lei Municipal 8.679/2003. A partir desta lei municipal deu início ao atendimento público às crianças de 0 a 3 anos, ampliou as vagas na faixa etária de 4 a 5 anos e criou as Unidades Municipal de Educação Infantil – UMEI’s e o cargo de Educador Infantil para o exercício da função docente nessa etapa da educação básica.

É importante a inserção das crianças ao ambiente escolar antes mesmo da fase de aprender a ler e a escrever, porque já foi comprovado pela medicina neurológica que as crianças que são instigadas a pensar, a se descobrir, a conviver com outras crianças têm seu desenvolvimento acelerado, e os aprendizados dessa fase da infância duram para a vida toda. Além disso, as UMEI’s são muito importantes pois tem características propostas tais como a de alimentação de qualidade, noções de higiene pessoal e tratamento adequado dentro e fora da sala às crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com