TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usando Latossolos

Artigo: Usando Latossolos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Artigo  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM

INSTITUTO EDUCAR BRASIL

GRULES

TEÓFILO OTONI

2014

FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM

INSTITUTO EDUCAR BRASIL

GRULES

Alunos: Anne Maria, Ana Carolina, Daniela Gomes, Esmendio Porto, Henrique Haderi, João Carlos, Jussimeire Alves, Kênia Barbosa e Thiago Moura.

Trabalho apresentado para avaliação da disciplina do GRULES, cujo tema é: Latossolos. No curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, 5º período da Faculdade Unificada Doctum de Teófilo Otoni, ministrado pela professora Márcia Chistina.

RESUMO

São solos constituídos predominantemente por material mineral, apresentando horizonte B latossólico imediatamente abaixo de qualquer tipo de horizonte A, dentro de 200cm da superfície do solo ou dentro de 300cm, se o horizonte A apresentar mais que 150cm de espessura.

Os Latossolos apresentam a maior representação geográfica no Brasil em relação aos demais tipos de solos. Em termos globais, estendem-se por cerca de 750 milhões de hectares, sendo que 300 milhões de hectares estão em território brasileiro. As argilas são predominantemente do tipo caulinita, cujas partículas são revestidas por óxidos de ferro, responsáveis pelas típicas cores avermelhadas. A transição entre horizontes é gradual ou difusa e quase sempre a única diferença a notar no perfil é um escurecimento do horizonte A, ocasionado pelo acúmulo de húmus advindo de uma intensa decomposição de restos vegetais. A textura ou granulometria é também uniforme, uma vez ser destituído do horizonte B. Neste horizonte, a estrutura é composta de agregados com formato arredondado e de tamanhos muito pequenos (0,5 a 3,0 mm), os quais são numerosos e acomodados de modo a deixarem uma grande quantidade de macroporos entre eles, o que proporciona uma alta permeabilidade à água, mesmo com elevados teores de argila.

INTRODUÇÃO

O termo “Latossol”, proposto pelo pedólogo americano Charles E. Kellog, deriva de laterita e “solum”, ambos de origem latina e que significam, na ordem citada, tijolo ou material fortemente endurecido e solo (KER, 1997). Segundo este autor, os Latossolos guardam certa correspondência com os Oxisols, Sols Ferralitiques e Ferralsols dos sistemas americano, francês e da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), respectivamente.

As características mais importantes a observar em cada horizonte são: cor; textura; estrutura; porosidade; cerosidade; consistência; cimentação; nódulos e concreções minerais; conteúdo de carbonatos; e eflorescências.

Dentre os aspectos citados, a cor representa o de mais fácil percepção ao se analisar um solo, sendo uma das principais características na sua identificação e diferenciação.

No atual Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, os Latossolos foram subdivididos, quanto ao segundo nível categórico, em quatro classes ou subordens: Latossolos Brunos, Latossolos Amarelos,Latossol os Vermelhos e Latossolos Vermelho-Amarelos.

OBJETIVOS

Os latossolos são passíveis de utilização com culturas anuais, perenes, pastagens e reflorestamento. Normalmente, estão situados em relevo plano a suave-ondulado, com declividade que raramente ultrapassa 7%, o que facilita a mecanização. São profundos, porosos, bem drenados, bem permeáveis mesmo quando muitos argilosos, friáveis e de fácil preparo. Apesar do alto potencial para agropecuária, parte de sua área deve ser mantida com reserva para proteção da biodiversidade desses ambientes. Um fator limitante é a baixa fertilidade desses solos. Contudo, com aplicações adequadas de corretivos e fertilizantes, aliadas à época propícia de plantio de cultivares adaptadas, obtêm-se boas produções. No Cerrado, os latossolos ocupam praticamente todas as áreas planas a suave-onduladas, sejam chapadas ou vales. Ocupam ainda as posições de topo até o terço médio das encostas suave-onduladas, típicas das áreas de derrames basálticos e de influência dos arenitos.

Latossolos

Solos de intemperização intensa chamados popularmente de solos velhos, sendo definidos pelo SiBCS (Embrapa, 2006) pela presença de horizonte diagnóstico latossólico e características gerais como: argilas com predominância de óxidos de ferro, alumínio, silício e titânio, argilas de baixa atividade (baixa CTC), fortemente ácidos e baixa saturação de bases.

Apresenta normalmente baixa fertilidade, exceto quando originados de rochas mais ricas em minerais essenciais às plantas, acidez e teor de alumínio elevados. Possuem boas condições físicas para o uso agrícola, associadas a uma boa permeabilidade por serem solos bem estruturados e muito porosos. Porém, devido aos mesmos aspectos físicos, possuem baixa retenção de umidade, principalmente os de textura mais grosseira em climas mais secos.

Acervo da Embrapa Solos.

Latossolos Brunos

Apresentam cores amarelas avermelhadas (brunadas) com enriquecimento de matéria orgânica na superfície, argilosos e muito argilosos, desenvolvidos em condições de clima subtropical e derivados de rochas basálticas e riodacíticas do Sul do Brasil, apresentando horizonte superficial húmico ou teores decarbono orgânico superiores a 1% até 70 cm ou mais de profundidade.

A textura é argilosa ou muito argilosa ao longo do perfil, sendo que o horizonte A (superficial) é relativamente escuro, ocorrendo sobrejacente ao horizonte de cor brunada. Apresentam alta capacidade de retração com a perda de umidade, evidenciado pelo fendilhamento acentuado em cortes de barrancos expostos ao sol por curtos espaços de tempo (uma semana ou mais) formando uma estrutura tipo prismática.

Fonte: Acervo da Embrapa Solos

Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com