TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vegetação Brasileira

Pesquisas Acadêmicas: Vegetação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  2.850 Palavras (12 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 12

Vegetação do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Vegetação do Brasil envolve o conjunto de formações vegetais distribuídas por todo o território brasileiro.

O Brasil possui diferentes tipos de vegetação. Os principais são: a Floresta Amazônica no norte, a Mata dos Cocais no meio-norte, a Mata Atlântica desde o nordeste até o sul, a Mata das Araucárias no sul, a Caatinga no nordeste, o Cerrado no centro, o Complexo do Pantanal no sudoeste, os campos no extremo sul com manchas esparsas em alguns estados do país e a vegetação litorânea desde o Amapá até Rio Grande do Sul.

Mapa de vegetação do Brasil.

Índice [esconder]

1 Formações das florestas

1.1 Floresta Amazônica

1.2 Mata dos Cocais

1.3 Mata Atlântica

1.4 Mata Intermediaria

1.5 Mata de Araucária

2 Formações complexas

2.1 Cerrado

2.2 Caatinga

2.3 Pantanal

3 Formações campestres

3.1 Campos meridionais

3.2 Campos sujos

3.3 Campos da Hiléia

3.4 Campos serranos

4 Formações litorâneas

4.1 Manguezais

4.2 Formações dos litorais arenosos

5 Domínios florestados

5.1 Domínio amazônico

5.2 Domínio do cerrado

5.3 Domínio da caatinga

5.4 Domínio dos mares de morros

5.5 Domínio das araucárias

5.6 Domínio das pradarias

6 Ver também

7 Ligações externas

8 Referências

Formações das florestas[editar]

Floresta Amazônica[editar]

Rio Amazonas no Brasil.

Ver artigo principal: Floresta Amazônica

Ver artigo principal: Floresta Amazônica Legal

Também conhecida como Hiléia ou floresta latifoliada equatorial, recobre cerca de 49,29% do território nacional, estendendo-se pela Amazônia e parte das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Constitui uma das mais extensas áreas florestais do mundo.

Muito densa e fechada, com grande variedade de espécies, a Floresta Amazônica caracteriza-se por grande umidade, altos índices de chuva, elevadas temperaturas e pequena amplitude térmica. O nome latifoliada deriva do latim (lati = "largo") e indica a predominância de espécies vegetais de folhas largas.1

Acompanhando essa floresta há uma emaranhada rede de rios, que correm num relevo onde predominam terras baixas (planícies e baixos-planaltos). Os solos são, em geral, pouco férteis.

Apesar de sua aparente uniformidade, a Floresta Amazônica abriga três tipos de associações, assim divididas:

mata de igapó: constantemente inundada, é formada principalmente por palmeiras e árvores não muito altas, emaranhadas por cipós e lianas. É bastante rica em espécies vegetais;

mata de várzea: mais compacta, sofre inundações periódicas (cheias). Apresenta árvores maiores, sobressaindo as seringueiras, por seu valor econômico;

mata de terra firme: pouco inundada, é a que apresenta árvores mais altas. Nela são comuns o castanheiro, o guaraná e o caucho.

As queimadas para a abertura de pastos, instalação de fazendas para criação de gado e plantações de diversos produtos agrícolas, os desmatamentos para retirada de madeira e a mineração são os principais impactos provocados pela ocupação humana na Amazônia.

A Floresta Amazônica é uma verdadeira farmácia natural ao ar livre, cujas árvores, cipós e outras espécies fornecem remédios para todos os males do corpo humano, desde doenças do coração até diabetes. Por isso tem sido cobiçada pelos maiores laboratórios do mundo, que têm extraído dela uma infinidade de medicamentos.

Mata dos Cocais[editar]

Mata dos Cocais.

Ver artigo principal: Mata dos Cocais

Abrange predominantemente os estados do Maranhão e Piauí (Meio-Norte), mas distribui-se também pelo Ceará, Rio Grande do Norte e Tocantins. Está numa zona de transição entre os ecossistemas da Floresta Amazônica e da caatinga. É classificada como uma formação florestal, mas, na realidade, constitui uma formação vegetal secundária, por seu acentuado desmatamento. Nesse ecossistema predominam dois tipos de palmeira muito importantes para a economia local:2

Babaçu, de cuja amêndoa se extrai o óleo; as folhas são usadas para a cobertura de casas e o palmito como alimento para o gado. Um rico artesanato emprega suas fibras para confeccionar esteiras, cestos e bolsas. Da casca do côco, podem ser retirados o alcatrão e o acetato.

Carnaúba, cujo produto mais conhecido é a cera. Como tudo dessa palmeira pode ser aproveitado (folhas, caule, fibras), o nordestino denominou-a "árvore da providência".

Na Mata dos Cocais, as altas temperaturas são constantes. As pastagens representam o principal impacto ambiental nesse ecossistema.

Mata Atlântica[editar]

Mata Atlântica.

Ver artigo principal: Mata Atlântica

Estende-se desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, junto ao litoral, quase sem interrupções. Predominando em regiões de clima quente e úmido, com verões brandos, surge nas encostas das serras litorâneas. Topograficamente, surge em serras elevadas (escarpas do Planalto Atlântico) em formas arredondadas, chamadas "mares de morros". Esta formação vegetal apresenta-se muito densa, emaranhada e com grande variedade de vegetais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com