TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vegetação do Brasil

Tese: Vegetação do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Tese  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Vegetação do Brasil

Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é de clima equatorial e também é conhecida por Amazônia Legal e Floresta Latifoliada, devido ao tipo de folhagem que apresenta, com folhas largas em grande número que tornam as árvores densas e podem atingir grandes alturas. Esse tipo de floresta ocupa cerca de 49,29 % do território nacional, indo da Amazônia ao Centro Oeste e Nordeste do país, constituindo assim uma das florestas mais extensas do planeta. O clima da Floresta Amazônica é quente e úmido e suas folhas são de um verde bastante definido. Ela abriga inúmeras espécies que alimentam-se de si mesmas, sendo denominadas autofágicas.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica dentre todas foi a vegetação mais afetada pelas ações do homem durante o passar dos anos. Sua cobertura estendia-se do estado do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul quase sem interrupções, mas devido à ação dos portugueses com a substituição de mata nativa para o plantio de cana-de-açúcar e pelas queimadas e extração de madeira ilegal vistas atualmente, restam apenas 7 % do seu total em todo o país. É uma vegetação latifoliada de clima tropical úmido e encontra-se predominantemente no litoral brasileiro.

Caatinga

A Caatinga é uma vegetação típica do Nordeste brasileiro, de clima semiárido e xerófita (classificação de vegetações adaptadas à escassez de água). Devido à constante falta de água, suas plantas adquirem formato espinhoso para manter a pouca água que conseguem reter e são muito pobres em nutrientes. Esse tipo de vegetação vem sofrendo agressões ambientais como queimadas, o que empobrece o solo e dificulta o crescimento de suas plantas.

Cerrado

O Cerrado é a segunda maior vegetação brasileira recobrindo 20% do território nacional, atrás da Floresta Amazônica, e é típica das regiões do Planalto Central com clima tropical semiúmido. Sua paisagem é composta por árvores baixas e retorcidas e possui a maior biodiversidade do planeta. A vegetação do Cerrado vem sofrendo danos ambientais causados pelo plantio de soja, cana-de-açúcar e pecuária, algo que vem chamando a atenção de ambientalistas nos últimos anos.

Pantanal

O Pantanal está localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É considerada uma vegetação de transição por ser composta de forma heterogênea por diferentes ecossistemas. Sua vegetação se desenvolve apenas em certas épocas do ano em que as áreas alagadas ficam emersas.

Pampas

Os Pampas, também conhecidos como Campos do Sul ou Campos Sulinos, são de clima subtropical e, predominantes da região Sul do Brasil. Sua vegetação é composta basicamente por gramíneas e capins. No Rio Grande do Sul, os Pampas surgem em colinas suaves conhecidas como coxilhas.

Mata de Araucária

A Mata de Araucária tem vegetação predominante em pinheiros, tipicamente de clima subtropical e está presente no estado do Paraná. Sua madeira é muito requisitada no ramo de produção de móveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com