TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida No Campo

Resenha: Vida No Campo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Ao longo da história, os sistemas naturais têm sido incorporados à vida humana como extensão dos sistemas técnicos humanos. Essa incorporação deu-se progressivamente, desde a micro-escala até o nível planetário, e não poderia ser de outra forma, já que as sociedades humanas dependem dos recursos obtidos da natureza para garantir sua sobrevivência.

O modo de usar e incorporar os sistemas naturais pode significar a construção de ambientes onde a vida se desenrola com mais conforto, produtividade e justiça, além de manter os ecossistemas e os recursos necessários. Por outro lado, existem usos que comprometem o equilíbrio dos sistemas naturais e inviabilizam outras formas de utilização. Vale lembrar também que alguns elementos dos sistemas naturais não são controlados integralmente, como a dinâmica climática e os movimentos internos da crosta terrestre; nesses casos, as sociedades humanas desenvolveram sistemas de previsão, o que permite falar em um controle passivo da natureza.

Dessa forma, a noção de uso pode ser uma chave importante para compreender e avaliar o modo como esses sistemas vêm sendo apropriados pelas sociedades humanas. Não é o fato de o homem produzir novos ambientes que teria produzido riscos aos sistemas naturais e à própria vida humana. São alguns modos de usar a natureza que acabam por reduzir o potencial de tudo que a natureza pode oferecer. Os ambientes ficam comprometidos porque os sistemas naturais não são usados adequadamente.

Vejamos um caso exemplar: os rios que atravessam São Paulo, a maior aglomeração urbana do Brasil, estão hoje comprometidos integralmente pela deposição de esgotos, resíduos químicos e sólidos. Nessa situação, por uma série de razões, optou-se por um uso limitado dos rios, que passaram a ser encarados fundamentalmente como extensão dos incipientes sistemas técnicos de drenagem e saneamento básico da cidade. Essa escolha elimina outros usos potenciais dos rios. Do modo como estão hoje, não servem para a navegação, como espaços públicos e áreas de lazer ou para abastecimento de água e de alimentos. Para ampliar o uso dos rios é necessário recuperar o sistema hidrológico para que ele funcionasse mais plenamente. Em outras palavras, antes de deixar de usar os rios, seria preciso mudar os tipos de uso.

Esta seqüência didática convida os estudantes a examinar algumas situações e a avaliar os diferentes usos e finalidades dadas aos sistemas naturais, seja no campo ou na cidade. Com isso, poderão refletir sobre a garantia de sobrevivência para as sociedades atuais e também das gerações futuras.

Converse com os alunos informalmente sobre situações de uso inadequado dos ambientes. Peça que dêem exemplos que conhecem ou de que já ouviram falar. Nos exemplos trazidos pela turma, solicite que exponham quais seriam as prováveis causas das situações apresentadas e quais recursos ficaram comprometidos. Ouça as opiniões de todos e proponha em seguida que examinem as fotografias em anexo. Peça que observem os detalhes e que descrevam as características de cada um dos lugares, identificando problemas ambientais decorrentes de usos inadequados. Em pequenos grupos, eles poderão conversar sobre os eventuais usos que levaram a tais situações, organizar um pequeno quadro com as informações, numerando e nomeando as imagens e anotando problemas no uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com