TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Hesíodo e a vida no campo

Por:   •  18/10/2017  •  Resenha  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CENTRO DE HUMANIDADES

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

ANTÔNIO FERREIRA DE LIMA JÚNIOR


Universidade Estadual do Ceará – UECE



Hesíodo e a vida no campo












Fortaleza/CE
Outubro/2017




1-INTRODUÇÃO

Hesíodo foi um dos dois grandes poetas gregos da idade arcaica. Junto com as de Homero, sua obra constitui um dos pilares sobre os quais se edificou a identidade helênica. Hesíodo viveu por volta de 800 a.C. na Beócia, região situada no centro da Grécia. Passou a maior parte da vida em Ascra, a aldeia natal. Sabe-se que viajou a Cálcis, na ilha de Eubéia (a cerca de 800m da costa grega), com o objetivo de participar dos jogos funerários realizados em honra de um certo Anfidamos, e foi o ganhador do prêmio. Sabe-se também - sempre pelas informações do próprio poeta - que depois da morte do pai, seu irmão Perses corrompeu os juízes locais e apoderou-se da maior parte da herança que correspondia a ambos.

Ao contrário do que acontece com Homero, Hesíodo até hoje é considerado, pelos estudiosos contemporâneos como figura histórica muito importante, alguém que realmente existiu, alguém que inclusive pode ser analisado por uma abordagem biográfica. Em Hesíodo se revela uma esfera social diferente e diversa do mundo e cultura dos nobres.

2-DESENVOLVIMENTO
Vemos que em Hesíodo o foco principal é o valor do trabalho, o título de “Os trabalhadores e os Dias” trás isso perfeitamente. Nesse contexto os personagens inseridos no heroísmo não se manifestam apenas nas lutas em campo aberto, mas também nas lutas silenciosas dos trabalhadores com a terra. Apesar de seu foco ser a vida do campo, Hesíodo também retrata da ação da cultura nobre e do seu fermento espiritual, nesse caso, a formação grega não é consumada pela imposição a todo o povo as formas espirituais criadas por uma classe superior, todas as classes dão sua contribuição. Seu pensamento estava enraizado na existência campesina e é graças as descrições feitas por Hesíodo que é possível saber como era a situação do campo no seu tempo. Para Hesíodo o mundo heroico pertence a outra época, que é diferente e melhor do que a atual, ele descreve isso nos Erga.

O poema de Hesíodo é direcionado primordialmente aos homens de sua condição e, dessa forma, acredita-se que os seus ouvintes entendem a linguagem de Homero, que o próprio emprega. Dessa forma toda a construção poética de Hesíodo se sujeita ao estilo de Homero.

Hesíodo, em seu poema retrata e permite que seja possível conhecer o tesouro espiritual que os camponeses beócios possuíam.  Em Teogonia ele se manifesta como pensador construtivo, enquanto nos Erga está mais próximo da realidade e da vida do campo. Assim como Homero, Hesíodo se utiliza de mitos, como o mito  de Prometeu, onde ele encontra a solução para o problema do cansaço e dos sofrimentos da vida humana. Com os mitos o povo guarda sua antiga sabedoria prática e suas tradições, nos Erga é possível observar um grande numero dessas preciosas tradições. Há na primeira parte amplas exposições filosóficas que é de maior interesse no ponto de vista de historia individual e pessoal, já na segunda parte é encontrado todas as tradições do campo. A forma, conteúdo e estrutura do poema de Hesíodo, revelam sua herança popular, se opondo totalmente a cultura da nobreza. Também é imposta uma ética vigorosa e constante na vida dos camponeses e no seu trabalho diário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (178.2 Kb)   docx (79.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com