TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índices físicos do solo

Artigo: Índices físicos do solo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  471 Visualizações

Dependendo da quantidade de água existente no solo e da disposição das partículas sólidas formando um volume de vazios maior ou menor, temos as características e comportamento do solo diferente em função do estado em que o mesmo se encontra, esse estado é caracterizado através dos Índices Físicos do solo.

Introdução

Dependendo da quantidade de água existente no solo e da disposição das partículas sólidas formando um volume de vazios maior ou menor, temos as características e comportamentos do solo diferentex em função do estado em que o mesmo se encontra, esse estado é caracterizado através dos Índices Físicos do solo.

Índices físicos são valores que tentam representar as condições físicas de um solo no estado em que ele se encontra. São de fácil determinação em laboratórios de geotecnia e podem servir como dados valiosos para identificação e previsão do comportamento mecânico do solo.

Embora existam Em número considerável, todos os índices

Físicos podem ser obtidos a partir do conhecimento de quaisquer três deles.

Em um solo ocorrem, geralmente, três fases: a sólida, a líquida e a gasosa. Os índices físicos são, direta ou indiretamente, as diversas relações de massa

ou volume destas três fases.

Materiais e métodos

As fases constituintes do solo possuem relações entre massas, como o teor de umidade, relações entre volumes, como índices de vazios, porosidade e grau de saturação, e também relações entre massas e volumes, que são a massa especifica natural, a massa especifica da água e a massa especifica dos sólidos.

COLOCAR AS FORMULAS.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com