TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Óleo e pedras

Ensaio: Óleo e pedras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Ensaio  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

GEOGRAFIA – Petróleo e Rochas

Verificação de Estudo

1. O que são estruturas ou compartimentos geológicos?

A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

Ver youtube: http://www.youtube.com/watch?v=pvoTkjN87Tg

2. Defina as estruturas/compartimentos geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos (antigos e modernos).

Escudos cristalinos - São encontrados nas áreas de consolidação da crosta e constituem-se na sua formação mais antiga. São compostos de minerais não metálicos: granito, ardósia, quartzo, etc. e por minerais metálicos: ferro, manganês, ouro, cobre, etc.

Bacias sedimentares - São depressões do relevo preenchidas por fragmentos minerais de rochas erodidas e por sedimentos orgânicos.

Dobramentos correspondem a grandes curvamentos côncavos e convexos que surgem na superfície terrestre, resultantes de forças tectônicas, ou seja, da orogenia no decorrer da história geológica. Dobramentos antigos, correspondem às estruturas orogênicas , mais antigas, datam do Pré-Cambriano. Exemplos: Montes Apalaches (EUA), Alpes Escandinavos, etc.

Dobramentos modernos , correspondem às estruturas orogênicas que se formaram no final do Mesozóico e no Cenozóico (Período Terciário). Exemplos: A Cordilheira do Himaláia, na Cordilheira dos Andes; as Montanhas Rochosas.

3. Cite alguns exemplos de minerais que podem ser encontrados em cada um destes compartimentos geológicos.

Nos escudos cristalinos - São compostos de minerais não metálicos: granito, ardósia, quartzo, etc. e por minerais metálicos: ferro, manganês, ouro, cobre, etc.

Nas bacias sedimentares – podemos encontrar petróleo e carvão mineral .

Maciços antigos - Encontramos também materiais de rígida estrutura, com destaque para os minérios metálicos (ferro , manganês...) e para rochas como o granito.

4. Cite quais são os impactos sociais e ambientais causados pela atividade de mineração?

Como impactos ambientais oriundos da mineração podem ser englobados em cinco categorias: poluição da água, poluição do ar, poluição sonora, subsidência do terreno, incêndios causados pelo carvão e rejeitos radioativos. Como impactos sociais temos o remanejamento de comunidades para a realização das atividades mineiras. Muitas famílias são obrigadas a mudar de moradia para que uma determinada região possa ser explorada. Além da suade dos mineiros que ficam expostos ao pó da extração causando diversas doenças como asma, bronquite e outras.

5. Por que a atividade de extração mineral no Brasil pode ser considerada uma atividade globalizada?

A exploração mineral faz presente hoje, uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores minerais do mundo. Esse grande potencial resulta na contínua abertura de minas por todo o território nacional. Por que a extração de minério além de abastecer o mercado interno é um grande produto de exportação.

6. Qual é o papel do Estado diante da atividade de megamineração?

7. O que são terras indígenas? Como elas são demarcadas no Brasil?

Terras indígenas, segundo a legislação brasileira, são aquelas tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas do Brasil, habitadas em caráter permanente, utilizadas para as suas atividades produtivas, e imprescindíveis à preservação dos recursos naturais necessários para o seu bem-estar e sua reprodução física e cultural, de acordo com seus usos, costumes e tradições. O objetivo da demarcação é garantir materialmente o direito indígena à terra.69 A demarcação estabelece a extensão da área de usufruto dos índios e deve assegurar a proteção dos limites, impedindo sua ocupação por não-índios. A demarcação obedece a um processo sistemático, segundo o artigo 19 do Estatuto do Índio e regulado pelo Poder Executivo.

8. Explique o processo de formação do petróleo e do carvão mineral.

O carvão mineral formou-se há milhões de anos. O processo de sua formação aconteceu a partir de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes. Todos esses fragmentos vegetais, após terem morrido, foram depositados e soterrados por sedimentos. Por meio de uma grande pressão e temperaturas extremamente elevadas foram gradativamente se transformando em minério de carvão, isso há 300 milhões de anos.

O Petróleo é formado pelo processo decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com