TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grandes Obras

Por:   •  6/4/2013  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho aborda a construção de quatro grandes empreendimentos _o arranha-céu de Dubai, Burj Khalifa, o canal do Panamá, a ponte Rio-Niterói e a usina de Itaipu_ e tenta demonstrar o quão importante eles foram para o desenvolvimento econômico de suas regiões e/ou países. Tenta-se demonstrar, não menos importante, que por trás de cada um deles há um consistente e bem estudado projeto de engenharia, essencial para quaisquer construções.

SUMÁRIO

1. Introdução ............................................................................................... 04

2. Burj Khalifa ............................................................................................... 05

3. Canal do Panamá .................................................................................... 12

4. Ponte Rio – Niterói .................................................................................... 15

5. Usina Hidrelétrica de Itaipu ....................................................................... 17

6. Conclusão ............................................................................................... 21

Bibliografia ............................................................................................... 22

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado para mostrar as técnicas de construção civil, os materiais que são utilizados em grandes obras e a importância delas para o desenvolvimento econômico de um país ou de uma região.

2. BURJ KHALIFA (BURJ DUBAI)

Erguido no epicentro da maior cidade dos EAU (Emirados Árabes Unidos), Dubai, o edifício Burj Khalifa possui 828 metros de altura e 160 andares. Mais alto arranha-céu construído pelo homem, seu nome é uma homenagem ao xeque Khalifa bin Zayed Al Nahyan, líder de Abu Dhabi, que emprestou, há cerca de sete ano, US$ 10 bilhões para evitar que Dubai desse um calote milionário em investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World.

A construção do arranha-céu teve início 2004. Mas ele foi só veio ser inaugurado em janeiro deste ano. De alto, o Burj Khalifa pode ser visto a uma distância de 95 quilômetros. Sua fachada é constituída de 26.000 painéis de vidro, que brilham ao serem atingidos pelos raios solares que abatem sobre a região de deserto onde foi construída a cidade de Dubai.

De concreto e aço por dentro, vidro e alumínio por fora, o desenho do edifício trouxe desafios técnicos e logísticos, não apenas por conta de sua altura, mas também porque Dubai é suscetível a fortes ventos e está perto de uma falha geológica. Os ventos no emirado chegam a 50 km por hora, e no topo do prédio a velocidade pode ser três vezes mais alta.

2.1. Arquitetura

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »