TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia De Brincadeiras Portuguesas

Exames: Influencia De Brincadeiras Portuguesas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  46.050 Visualizações

Página 1 de 8

A influência portuguesa

Colonizadores do território brasileiro por 322 anos, de todos os povos que chegaram no País, os portugueses foram os que mais influenciaram. Os colonizadores portugueses trouxeram seus contos, lendas, brincadeiras, estórias, jogos, festas e valores. brincadeiras tradicionais entre as crianças brasileiras têm origens além dos colonizadores como também origens dos índios e dos negros.

Vivemos , no mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, muitas das brincadeiras tradicionais se perderam nas preferências infantis

Relatamos, a seguir, uma série de curiosidades que dizem respeito à origem de alguns jogos e brincadeiras nas diferentes regiões do país.

Cabra- cega

É uma brincadeira muito antiga A.C, na Grécia. Essa brincadeira foi trazida pelos portugueses.

Uma criança é devidamente vendada com um lenço O grupo gira a pessoa vendada 3 vezes e logo em seguida devem correr e, claro, a pessoa vendada tentará os pegar. A cabra cega tem que pegar e identificar quem é. Essa brincadeira até hoje é bastante brincada pelas crianças no Brasil

Ciranda

Conhecida em todo o Brasil, teve origem em Portugal, onde antes era para adultos. Um exemplo de ciranda infantil são conhecidíssimos ainda hoje: "Ciranda, cirandinha/ Vamos todos cirandar/ Vamos dar a meia volta/ Volta e meia vamos dar". De resto, há variações regionais que os complementam como "O anel que tu me deste/ Era vidro e se quebrou./ O amor que tu me tinhas/ Era pouco e se acabou".

Pula carniça

Esse jogo é encontrado na cultura moura e foi trazido pelos portugueses.

Formar duas fileiras com os participantes. Todos ficam de quatro, no chão. O último jogador de cada fila pula apoiando as mãos nas costas dos demais jogadores, até chegar ao primeiro lugar. Nesta hora tudo recomeça e o último jogador inicia pulando os companheiros, assim sucessivamente até completarem o jogo. A fila que acabar primeiro ganha.

Pipa

Chegaram no Brasil trazidas pelos portugueses. Os tipos de pipa mais conhecidos são o de três varas, o de cruzeta e o de caixa. Para confecciona-las bastam algumas folhas de papel, varinhas e linha. Pipa, papagaio, arraia, raia, quadrado, pandorga... As pipas apareceram na China, mil anos antes de Cristo, como forma de sinalização. Sua cor, desenho ou movimento poderia enviar mensagens entre os campos. Os chineses eram peritos em construir pipas enormes e leves. Da China elas foram para o Japão, para a Índia e depois para a Europa. Cerca de 1000 anos antes de Cristo a pipa era utilizada como forma de sinalização, mas ao chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente uma forma de diversão. Ela voa através da força dos ventos e é controlada por uma corda que permite ao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa.

Par ou impar

Para ser jogado em dupla. Para começar os jogadores escolhem, par ou impar. Colocam as mãos para as costas e escolhem um número representado pelos dedos estendidos. Somam-se os dedos, se o resultado for par ganha que escolheu par, e vice-versa.

Bola de Gude, arrioz ou berlindes

No Brasil chama-se bola de gude, esse nome vem de godê que significa pedras arredondadas, de vidro muito colorido conserva a forma de jogar, mas ganha regras próprias dependendo de cada região.

Não se tem muito clareza sobre sua origem, mas as primeiras notícias das bolas de gude vem do Egito onde eram feitas de mármore, pedra polida sem arestas ou massa rígida.

Os Romanos brincavam com nozes, azeitonas, castanhas e avelãs. Sua evolução para o vidro é atribuída à cultura romana, quando o uso do vidro tornou-se mais popular. Em Portugal sua primeira denominação é arrioz, jogo de meninos, jogado em grupo o arrioz na palma côncava da mão e arremessada por um piparote pela unha do dedo polegar visando atingir um alvo. Depois passa a se chamar berlindes permanecendo assim até hoje.

Gato e rato

Escolher quem é o gato e quem é o rato. Os demais jogadores formam uma roda. O rato fica dentro da roda, e o gato fora. A roda se dá as mãos, o gato tenta invadir a roda para pegar o rato, rompendo a roda. Quanto mais rápido for o gato nas suas tentativas, mais divertido fica o jogo.

Cinco Marias, pingolé ou capitão, jogo das pedrinhas

Esse jogo é dos mais antigos encontrados na Grécia A.C, quando eram jogados com astrálagos de carneiro – ossinho do calcanhar do animal.

Era um jogo usado pelos sacerdotes e pitonisas para previsão e adivinhação, pois a posição que as pedras caíssem no chão a sorte das virgens era lida. É levado para a Península Ibérica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com