TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência dos jogos na língua portuguesa

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 2

A influência dos jogos no estudo da Língua Portuguesa

CUNHA, Natália, M.; SOARES, Mara Rúbia, D; (orientador)

Universidade Católica de Pelotas.

Resumo

Introdução

Sem dúvida os jogos são um mecanismo importante para o desenvolvimento escolar, especialmente na língua portuguesa. Eles podem servir como uma contribuição na formação das habilidades do aluno. No contexto escolar o professor está sempre preocupado como o aluno irá absorver o conteúdo, pois muitas vezes os meios tradicionais de ensino são insuficientes no processo de aprendizagem.

O “jogo do bingo” quando bem elaborado, se torna uma ótima ferramenta na assimilação do conteúdo, pois ele tem como objetivo fazer o aluno fixar o que já foi estudado em sala de aula, de uma maneira descontraída, fazendo com que ele interaja entre si e raciocine sobre o conteúdo. O jogo auxilia no desenvolvimento da autoconfiança, concentração e atenção do aluno, bem como muda a rotina dentro da sala de aula e, no ensino da aprendizagem os jogos se tornam excelentes, pois eles estimulam os alunos a se socializarem e a interagirem.

Metodologia

Enfatizamos neste trabalho, a importância dos jogos como metodologia de ensino nas aulas de Português. Percebemos que ao jogar a criança utiliza vários conhecimentos. Este recurso, quando bem preparado é uma ferramenta pedagógica eficaz para construção do conhecimento. Com este trabalho foi mostrado uma proposta mais interessante e prazerosa que despertasse, o interesse e o raciocínio dos alunos.

Segundo Vygotsky: “ Através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, sendo livre para determinar suas próprias ações. O brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem do pensamento, da concentração e da atenção”.

O jogo atingiu todos os objetivos propostos pelo educador, assim como também envolveu a atenção das crianças porque elas precisavam atuar, eram participantes ativos e não meros espectadores.

O jogo do bingo exercita o conhecimento, desperta o interesse e o motiva o aluno a pensar na palavra levando-o a competir com o outro.

Resultados e Discussões

No decorrer do jogo “bingo”, deu para observar os resultados positivos que foram obtidos. Levando os alunos uma outra estratégia de aprendizagem diferente do método tradicional, estudado até então. Fazendo com que o aluno aprenda o conteúdo de uma forma diferente e dinâmica. É perceptível durante o projeto e ao longo dele, o interesse e motivação dos alunos em relação ao desenvolvimento da atividade, e também foi uma forma dos alunos verem com outra visão a matéria estudada, de uma forma divertida e construtiva.

O resultado foi satisfatório quanto a aprendizagem das palavras estudadas, sendo assim, conclui-se que os jogos em sala de aula ajudam na aprendizagem tornando a aula de Português mais atraente e interessante para o aluno e também gratificante para o educador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com