TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"A Influência Africana No Brasil E Nos Países Que Falam A língua Portuguesa" .

Monografias: "A Influência Africana No Brasil E Nos Países Que Falam A língua Portuguesa" .. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  1.931 Visualizações

Página 1 de 5

Belém-PA

“A influência africana no Brasil e nos países que falam a língua portuguesa” .

Aluno: Ramon Santiago Maia Garcia

Série:

Introdução

Desde a chegada dos negros no Brasil, houve uma grande influência da cultura africana na nossa maneira de viver em muitas circunstâncias.

Em nossa língua, por exemplo, podemos destacar a proveniência africana nas seguintes palavras: cachaça, moleque, quindim, jiló, macumba, marimbondo, cochilo, tanga, samba, maxixe, zabumba, acarajé, carimbó, canjica, etc. Nessa mesma esfera, também se destacam os nomes: Jurema, Iuri, Joaquim, Josefa, e etc.

Não podemos nos esquecer da importância que trouxeram para nossa alimentação, pois muitas das receitas que hoje são comuns no cardápio dos brasileiros possuem grande influência de seus ingredientes, tais como: paçoca, feijoada, quindim, tapioca, bolo de fubá, acarajé, vatapá, bobó, feijão mulatinho, dendê, inhame e aipim.

Por fim, vale destacar que o Brasil teve forte influência da religião africana, destacando-se, nesse sentido, o Candomblé, que é uma religião fetichista, hoje comum no nosso país.

Feitas essas considerações, o presente trabalho tem como escopo apresentar as principais características africanas, notadamente a cultura, esportes, danças e religião.

• Países que falam a língua portuguesa

A língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo e a terceira do mundo ocidental, superada pelo inglês e pelo castelhano. Atualmente, aproximadamente 250 milhões de pessoas no mundo falam português e o Brasil responde por cerca de 80% desse total.

Diante disso, a língua portuguesa é instituída como oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Diante da grandiosidade da língua, em países do MERCOSUL é obrigatório o ensino do português como disciplina escolar.

Existem ainda lugares que utilizam a língua de forma não oficial, assim o idioma é falado por uma restrita parcela da população em Macau, Goa (um Estado da Índia) e no Timor Leste na Oceania.

• Dança

Ao descrevermos alguns tipos de dança, optamos por falar mais das danças de Países Africanos de expressão portuguesa.

Ritmos Africanos: Caracterizado pela mistura de sons, ritmos e movimentos tradicionais com realce à espontaneidade dos corpos no passo certo ao som da música africana;

Danças em par: É representada pela proximidade de dois corpos em um só movimento, evidenciando a sensualidade do ritmo que é dançado pelo casal;

Ritmos: São característicos a Semba, Funaná, Kuduro, Sakiss, Puita, Marrabenta, e outros sons da música folclórica.

• Religião

As religiões tradicionais africanas também referidas como religiões indígenas africanas, englobam manifestações culturais, religiosas e espirituais. No continente africano há uma multiplicidade de religiões dentro desta categoria.

Religiões tradicionais africanas envolvem ensinamentos, práticas e rituais, e visam compreender o divino. Mesmo dentro de uma mesma comunidade, pode haver pequenas diferenças de percepção do sobrenatural. São religiões que não foram significativamente alteradas pelas religiões adotadas mais recentemente (cristianismo, islão, judaísmo e outras). Estima-se que estas religiões sejam seguidas por aproximadamente 100 milhões de pessoas em todo território africano.

Os africanos quase sempre reconhecem a existência de um Deus Supremo ou Demiurgo que criou o Universo (Olodumare1 , Olorun, Ifá, etc). Muitas histórias tradicionais Africanas falam de como Deus ou o filho de Deus, que em sua concepção viveu entre os homens (como também para o catoliscismo), mas, quando os homens fizeram algo que ofendeu a Deus, o divino retirou-se para os céus.

Religiões tradicionais africanas são definidas em grande parte por linhagens étnicas e tribais, como a religião yoruba da África Ocidental.

• Esporte

Os esportes mais populares na África são o cricket, futebol, rúgbi e boxe, natação, golfe, basquete, surfe e skateboarding. No futebol, por exemplo, alguns de seus jogadores jogam em países europeus, como Lucas Rabede, ex-jogador do Manchester United.

O país, como sede que é, teve sua classificação de forma automática e participou como sede da Copa do Mundo de futebol no ano de 2010, sendo esta a primeira realizada no continente africano.

No rugby, o país foi campeão mundial em 1995, logo após a queda da apartheid em 2007, contra os tradicionais campeões, os ingleses.

Há tradição também nos eventos de atletismo, havendo medalhistas nas Olimpíadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com