TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

James Lovelok

Por:   •  30/8/2013  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos básicos em ecologia:

A partir da matéria viva ou protoplasma forma-se a célula, que em conjun­to constitui os tecidos. Estes formam os órgãos, que agrupados reúnem-se em sistemas. Do agrupamento dos sistemas orgânicos ocorre a formação dos di­versos organismos. A partir dos organismos, temos os níveis a seguir estudados na ecologia.

Espécie: É o conjunto de populações naturais semelhantes (es­truturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que, ao se­rem intercruzados, produzem descendentes férteis.

População: É o conjunto de indivíduos pertencentes à mesma espécie que vivem numa determinada área. Por exemplo, população de formigas em um determinado formigueiro; po­pulação de lombrigas parasitando o intestino de um ser humano; 20 mil ratos vivendo numa grande cidade.

Comunidade ou biocenose: É o conjunto de populações que vive numa mesma área geográfica. Por exemplo, animais, plantas, fungos e bactérias interagindo dentro de uma floresta.

Ecossistema ou sistema ecológico: É o conjunto de interações, formado pelo ambiente físico (fatores abióticos) e a comunidade (fatores bióticos). Os fatores abióticos correspondem aos com­ponentes físico-químicos do ambiente, como o solo, a água, o ar, a temperatu­ra, a salinidade, a pressão. Já os fatores bióticos são constituídos pelos seres vivos. Entre esses dois componentes do ecossistema existe uma intensa troca de matéria e energia. O ecossistema é uma estrutura auto-sustentável que deve apresentar 3 níveis básicos de seres vivos: os produtores, os consumidores e os decompositores.

Biociclos aquáticos: talassociclo e limnociclo

Biomas Terrestres

Ecossistemas Brasileiro

Ecossistemas de água doce

Meio ambiente biótico e abiótico

Vegetação, Flora e Fauna dos Ecossistemas

Habitat: É o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, corresponde ao "endereço" do indivíduo, por exemplo: uma bromélia pode ser o habitat de uma rã, um lago pode ser o habitat de uma alga.

Nicho ecológico

Ambiente Estuarino

Nicho ecológico: É a função executada pelo organismo dentro do ecossistema, corresponde à "profissão" do indivíduo. Isso significa que devemos considerar basicamente os hábi­tos alimentares (o que come e a quem serve de alimen­to) e as características reprodutivas (como se reproduz) da espécie, por exemplo: o barbeiro (transmissor da doen­ça de Chagas) é um inseto hematófago (se alimenta de sangue) de hábitos noturnos, o leopardo atua como pre­dador, devorando grandes herbívoros, como zebras e gnus.

Quando seres de espécies diferentes ocupam o mes­mo nicho, ou seja, apresentam os mesmos hábitos, di­zemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com