TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitologia Grega

Por:   •  3/4/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Mitologia Grega

A mitologia grega é associada a religão grega. Os gregos eram politeísta, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. Para este povo, os deuses tinham o poder de agir no mundo material dos humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém apresentavam várias características comportamentais e físicas dos seres humanos. A vida destes deuses eram contadas, principalmente de forma oral e de geração para geração, através de mitos. Portanto, a religião grega era baseada numa rica mitologia com presença de deuses. Os mitos contavam os grandes efeitos dos deuses e explicavam a origen do mundo e dos seres humanos, além de explicarem questões que inquietavam as pessoasm como, por exemplo, a morte.

Ilíada é um um poema épico grego que narra os acontecimentos ocorridos no período de pouco mais de cinquenta dias durante o décimo e último ano da Guerra de Troia. A história foi registrada pela primeira vez por Homero, embora não tenha sido ele que a inventou. A história de Ilíada possui uma grande quantidade de personagens da mitologia grega. Esta obra é uma das mais importantes da antiguidade. É um ótimo relado histórico, relatando sobre a cultura, comportamento e vida cotidiana dos gregos antigos.

O mito de Ilíada conta que Tróia estava sendo destruída por um imenso incêndio, narrando a Guerra de Tróia e de outras cidades gregas. Segundo o poema, a guerra aconteceu porque a honra dos gregos foi quebrada pelos troianos. Páris, príncipe troiano raptou a bela Helena, mulher do rei de Esparta, Menelau. Querendo resgatar a mulher, levou toda a Grécia a lutar contra Tróia. Nesta guerra muitos heróis morreram em combate por uma mulher ( Helena). Então todos os Espartanos foram para Tróia dominando-o e assim vencendo a batalha. Esta guerra durou dez anos, pois Tróia era cercada por uma muralha muito difícil de ser transposta.

Ilíada aparesenta muitos personagens da mitologia grega. Os principais personagens heróis gregos são: Aquiles, filho de Peleu ( um imortal) com ninfa Tétis (uma deusa), é o principe dos Mirmidões e é o mais bravo guerreiro entre os Aqueus. Agamênom, rei de Micenas, na época a mais importante cidade grega, era o comandante supremo de todos os reis gregos na guerra de Tróia. Pátroco, fiel amigo de Aquiles. Odisseu, rei de Ítaca, era um um grande guerreiro, conhecido pela sua inteligência e astúcia. Ajax, Nestor, Diomendes, eram reis e heróis gregos, que comandavam exércitos de seus reinos sob a supervisão geral de Agamênom. Menelau, rei de Esparta e irmão de Agamênon, sua esposa foi raptada por um príncipe troiano.

Aquiles foi um herói da Grécia, um dos participantes da Guerra de Troia e o personagem principal e maior guerreiro da Ilíada. Aquiles tem ainda a característica de ser o mais belo dos heróis reunidos contra Troia, assim como o melhor entre eles. Tornou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com