TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia: Trabalho Escravo No Brasil Na Atualidade

Por:   •  6/3/2015  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

O trabalho escravo se iniciou praticamente junto com a sociedade. Em diversas épocas esteve presente de formas diferentes em importantes civilizações. No Brasil se iniciou logo após seu descobrimento com a escravização por algum tempo os índios e logo após os negros africanos, perdurando legalmente até 1888 quando a princesa Isabel assinou a lei áurea concedendo liberdade aos escravizados. No entanto, essa prática continuou a ser exercida no país de forma ilegal, e ainda hoje, 200 anos depois, ainda presenciamos esta triste realidade. Cumpre esclarecer que, a escravidão contemporânea brasileira não continua ocorrendo da mesma forma da época que legalizada, sendo de suma importância a desmistificação da figura do escravo negro africano. A nova escravidão é chamada por vários nomes, que fazem parte do gênero trabalho escravo, todavia a principal característica da chaga é o cerceamento da liberdade.

Há escravidão no Brasil tanto na zona urbana, quanto na zona rural, esta decorre de uma suposta dívida que o empregado deve pagar ao empregador se quiser largar o serviço que está sendo executado, sendo que na maioria das vezes nada recebem, aquelas ocorrem de formas variadas, das quais se destacam: o trabalho realizado por emigrantes latino-americanos em confecções clandestinas de São Paulo, bem como com o aliciamento de pessoas levadas do interior para as grandes cidades para a prostituição. Os operadores do direito tem sido de muita importância para a diminuição do trabalho escravo no país, bem como o trabalho realizado pela ONG´s, como a Comissão Pastoral da Terra. Importante salientar, que, (aqui é o local da vírgula) não é só no Brasil que ela continua ocorrendo e sim no mundo inteiro mobilizando organizações internacionais, que se dedicam a extirpar o trabalho escravo da realidade de todos os países.

A mobilização internacional fez o governo brasileiro se mobilizar e avançar bastante na luta contra o trabalho escravo contemporâneo, gerando várias políticas de erradicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com