TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Republica Velha X Nova Republica

Por:   •  23/3/2014  •  Artigo  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Republica Velha X Nova Republica

A antiga republica também conhecida como oligarca, teve seu inicio com a proclamação de republica feita em 1889, inaugurou-se um novo período na história política do Brasil: o poder político passou a ser controlado pelas oligarquias rurais, principalmente as oligarquias cafeeiras. Tendo como 1° presidente Prudente de Morais, filiado ao Partido Republicano Paulista (PRP). A partir de então, o poder político brasileiro ficou restrito às oligarquias agrárias paulista e mineira, de 1894 a 1930, período conhecido como República Oligárquica, observamos que o modelo político oligárquico foi extremamente negligente no que se refere ao desenvolvimento de políticas sociais. Do ponto de vista de seus representantes, a expansão da economia agroexportadora era mais importante que a resolução dos problemas sociais que atingiam boa parte da população. Sendo assim, vemos que a experiência oligárquica foi importante no aprofundamento das diferenças sociais no Brasil.

Por fim, o tempo das oligarquias também esteve marcado por uma série de revoltas que colocavam em questão a grave situação econômica do país. Em diferentes pontos da nação, observamos o desenvolvimento de levantes que protestavam contra a falta de assistência do poder público. Como exemplo, podemos ver no cangaço nordestino uma forma de se negar o poder exercido pelas autoridades da época.

Na nova era a nova republica começou após a ditadura militar, tendo como 1° presidente Tancredo Neves eleito em 1985, que não pode assumir, pois adoeceu. Com a morte de Tancredo Neves que assumiu o cargo foi José Sarney o governo dele foi marcado pela redemocratização do Brasil, foi estabelecido eleições diretas para cargos políticos, também foi dado o direito de votar para os analfabetos e foi criado a nova constituição, conhecida como a constituição de 1988 que é a mais democrática que o Brasil já teve. Logos após veio o governo do Fernando Collor de Melo de 1990 ate 1993, assim que assumiu colocou em pratica o plano conhecido como plano Collor que em comparação com o dos governos anteriores foi o mais drástico a moeda passou a ser o cruzeiro que era circulado em menos quantidade. Foi um governado marcado por muita corrupção, e devido a população brasileira surpreendentemente saiu as ruas para protestar, movimentos conhecido principalmente pelos caras pintadas, e pressionado por essas movimentos, a camará de deputados se reuniram para pedir o impeachment em 23 de dezembro de 1993 ele renunciou deixando o cargo para o seu vice Itamar Franco que governou de 1993 a 1194, nesse governo foi encontrado uma solução para a crise que assolava o Brasil, em maio de 1993 foi nomeado Fernando Henrique Cardoso como ministro da fazenda , a frente de economistas, elaborou um bem sucedido plano econômico o Plano Real, que trazia uma nova moeda rela que foi um sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com