TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

República Velha

Casos: República Velha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

A nova “velha” República: um pouco de história e historiografia”

GOMES, A. de C; ABREU, M. Apresentação. A nova “velha” República: um pouco de história e historiografia”, Tempo, Dossiê A nova “Velha” república. Vol. 13, n° 26, 2009.

A Republica Velha foi uma expressão criada durante o governo de Vargas que tinha como intenção conceituar seu governo como uma Republica Nova e diferente da anterior. A República Velha durou de 1889 a1930 onde as elites paulista e mineira se reversavam na condução da presidência da república influenciadas por seus interesses políticos e econômicos.

O poder na época era exercidos apenas pelos militares e a elite agrária, enquanto os desfavorecidos que viviam em situações precárias eram submetidos ao “voto de cabresto”. Mesmo com alguns movimentos sociais terem brotado como uma forma de resposta à lógica de dominação, nenhum foi forte o bastante para pôr em risco a política imposta a partir do governo de Campos Sales.

O vídeo o texto mostram aspectos em comum e divergentes que marcaram o fim da primeira Republica no Brasil ,que se deu a partir da imigração, segundo Borys Fausto foram os imigrantes que trouxeram essas ideias socialistas como o anarquismo que pretendia revolucionar o Brasil através dos sindicatos. O vídeo aborda a proclamação da Republica que era marcado por dois partidos republicanos ,onde a elite estava preocupada apenas com seus interesse e defende um governo pouco centralizado onde cada Estado tinha sua sede, já os militares tinha concepções diferente sua ideia era construir uma republica centralizada. A elite foi vitoriosa e se tornou uma elite civil criando um modelo de Republica Federativa assim o Brasil fica dividido por Estado criando três poderes o judiciário, legislativo e executivo. Assim como no texto o vídeo ressalta que havia disputas politicas ,além de enfatizar um conjunto de procedimentos exercidos no espaço de representação politica esquecendo outros espaços. No texto a autora vem destacando o Estado Novo que segundo ela tinha projetos ambiciosos sustentado por ideias que deveriam ficar marcados na população, portanto o período foi avaliado com um grande fracasso e equivoco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com