TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Web

Por:   •  27/10/2013  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

A sustentação de uma organização se dá por meio da junção dos diversos recursos que a compõe e das habilidades inatas e adquiridas, gerando as competências essenciais da organização, que lhe proporcionam um diferencial competitivo frente ao mercado ocupado. Os recursos compreendem desde as máquinas utilizadas numa produção até o conhecimento intrínseco do indivíduo. A capacidade de gerir esses recursos são as habilidades organizacionais caracterizadas por aspectos técnicos, como a correta operação de uma máquina, a melhor análise de um mercado financeiro ou o melhor desenvolvimento de um software e, por aspectos psicológicos, como liderança, persuasão, relacionamento pessoal, dentre outras. (CANTIERI)

O estudo do ambiente interno permite que os gestores identifiquem, por meio das competências, aquilo que suas empresas podem fazer em termos estratégicos. Uma vantagem competitiva sustentável é identificada pela avaliação de recursos e capacidades, a partir de quatro questões relacionadas a: Assinale a alternativa correta.

Resposta

a.

capital, dinamismo, escala e contratualização.

b.

compromisso, estímulo, resposta e apropriação.

c.

trabalho, substituição, redução e terceirização.

d.

escassez, pioneirismo, concorrência e retaliação.

e.

valor, raridade, imitabilidade e organização.

A questão da aprendizagem organizacional tem se tornado cada vez mais importante em função das grandes transformações que ocorrem na economia, na sociedade, nas organizações e nas pessoas, num mundo globalizado, de alta competição e instabilidade. O reflexo para as pessoas é a dificuldade de acompanhar as evoluções pela veloz desatualização de seus próprios conhecimentos. Essa situação produz reflexos sobre as empresas nacionais, que passam por um momento de transição face ao ambiente competitivo. Há uma grande quantidade de empresas transnacionais entrando no mercado com tecnologias avançadas e poder financeiro. Os executivos brasileiros já têm se envolvido em grandes temas como planejamento estratégico, foco no cliente e gestão da qualidade. Falta, entretanto, o despertar para aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, que estão se tornando o grande diferencial estratégico, neste ambiente turbulento. Empresas de informática, por exemplo, com predomínio da alta tecnologia, de velocidade da infomação e da inovação constante, estão obrigadas a se manterem constantemente atualizadas, sob risco da perda de competitividade e mesmo de insolvência. Uma consequência da velocidade das inovações é o rápido obsoletismo de equipamentos, softwares, produtos, processos e do próprio conhecimento . (ANDRE, 2001)

Pode-se observar que muitas empresas já têm desenvolvido características de organizações que aprendem. São características das organizações que aprendem: Assinale a alternativa INCORRETA

Resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com