TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1ª Guerra Mundial

Artigo: 1ª Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 4

1ª guerra mundial

Ocorreu entre 1914 a 1918 “A grande guerra”, durante este período a Europa foi palco do conflito da primeira guerra mundial, a qual as causas foram o expansionismo, a exploração imperialista da África e da Ásia, a corrida armamentista e a política de alianças.

A junção entre capitalismo financeiro e capitalismo industrial proporcionou a integração econômica mundial, favorecendo os países que haviam começado seu processo de industrialização. Com isso, os mesmos começaram a buscar maneiras de expandir seus territórios em novos continentes, processo conhecido como Neocolonialismo.

Movimentos nacionalistas:

• Pan-Eslavismo: Teve como líder a Rússia na qual pregava que todos os países eslavos da Europa Ocidental teriam que se tornar um só, gerando vários conflitos com a Áustria Hungria, pois a maior concentração de países eslavos pertencia a eles.

• Pangermânico: Seu líder era a Alemanha na qual pregava a anexação de todos os países germânicos da Europa Central.

• Revanchismo Francês: Foi a disputa de terras entre a França e a Alemanha, na qual ambas queriam a Alsácia-Lorena por ser uma região rica em minérios de ferros e carvão, a França perdeu tendo que entregar a colônia. A partir deste episodio a França desenvolveu um movimento de cunho nacionalista-revanchista no qual tinha como objetivo recuperar o território.

O estopim da guerra ocorreu em 28 de junho de 1914, devido ao acontecimento do assassinato do arquiduque da Áustria, Francisco Ferdinando pelo jovem nacionalista sérvio.

Gravrilo Princip, o jovem integrante do movimento Mão negra, sociedade nacional secreta sérvia, a qual defendia a idéia da Grande Sérvia e a criação da Iugoslávia, se impondo a ocupação da Bósnia. Porem este acontecimento dividiu as opiniões, pois para alguns este jovem é um assassino, já para outros ele é considerado um herói. A Áustria percebeu neste fatídico acontecimento a oportunidade de atacar a Sérvia e demolir o projeto eslavo de construção de um forte estado, mas a Servia negou-se a ceder à pressão dos germânicos e, com o apoio da Rússia, sua aliada, preparou-se para o que veio a seguir: a declaração de guerra por parte da Áustria-Hungria, que foi formalizada naquele ano. Vale ressaltar que este acontecimento não foi o fator principal, mas sim algo importante para dar início à guerra.

Nicolau II e Guilherme II compartilhavam em junho de 1914 erros e acertos quanto à interpretação do conflito. Líderes de potências econômicas e políticas concorrentes, ambos sabiam que na realidade não se trataria só de um desentendimento “austro-sérvio” e o início dos combates entre seus dois impérios também era uma questão de horas. Documentos e arquivos diplomáticos e governamentais mostram que ambos projetavam embates sanguinários, mas não acreditavam que um conflito longo estava por começar nem que os campos de batalha se espalhariam pelo mundo.

Esta guerra pode ser dividida em três fases – a guerra de movimento, a guerra de posições e as ofensivas de 1918.

1ª fase – Guerra de movimentação, de agosto a novembro de 1914. Neste período a Alemanha atacou a França e invadiu a Bélgica. Com isso, sucederam-se pactos e alianças entre os países, criando-se blocos inimigos (tríplice entente e tríplice aliança).

A tríplice entente era formada por França, Reino Unido, Rússia, Bélgica e EUA, já a tríplice aliança era formada pela Alemanha, Áustria-Hungria, Itália, Turquia e Bulgária. Essas alianças estabeleciam acordos comerciais, financeiros e militares.

* Sublinhado é pelo fato destes países terem entrado depois

2ª fase – Guerra de posições,ocorreu em novembro de 1914 a março de 1918. Os países criaram estratégias, as quais culminaram em destruições e mortes. Criaram-se trincheiras, local onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com