TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2 Guerra Mundial

Ensaios: 2 Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

Segunda Guerra Mundial, 1945: o colapso da Alemanha

Como se fossem duas enormes tenazes de homens e de aço, uma delas partindo da costa Atlântica da Europa outra vinda dos confins da União Soviética, as forças aliadas por fim invadiram a Alemanha e cercaram Berlim. A capital do IIIº Reich, sede do poder nazista, àquelas alturas, estava reduzida a uma montanha de ruínas e entulho. Entre os dias 15 de 25 de abril travou-se a batalha derradeira quando os soviéticos do marechal Zhukov, por fim, tomaram a cidade. A Segunda Guerra Mundial na Europa chegava ao seu término. Soou a hora de enterrar os mortos e salvar os vivos.

O Dia—D e suas consequências

Soldado soviético no Reichtag (2 de maio de 1945)

No 6 de junho de 1944, o Dia-D, deu-se a maior operação militar aeronaval da história. Naquela data, 155 mil homem dos exércitos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, e tropas dos Franceses Livres, lançaram-se nas praias da Normandia. Região atlântica da França, dando início à libertação da Europa do domínio nazista. Transportados por uma frota de 14.200 barcos, protegida por 600 navios e milhares de aviões. Asseguraram uma sólida cabeça—de—praia no litoral francês e dali partiram para expulsar os nazistas de Paris e, em seguida, marchar em direção à fronteira da Alemanha. Era o primórdio do colapso final do Sei Reich, o império que, segundo a propaganda nazista, deveria durar mil anos.

O clamor pela "segunda frente"

O maior desembarque de todos os tempos (Normandia, 1944).

Desde 1942, os soviéticos que estavam sofrendo horrores de baixas para deter e fazer os nazistas recuarem da URSS, vinham clamando para que seus aliados ocidentais, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, abrissem um fronte no ocidente para aliviar a fortíssima pressão que o exército alemão exercia sobre o território russo. Desde que ocorrera a invasão do solo soviético, ocorrida em 22 de julho de 1941, a Wehrmacht havia conquistado imensas fatias do território russo, fazendo com que a sua linha ofensiva abarcasse a região de Leningrado, no norte do país, se estendesse em direção a linha Moscou-Smolesk, chegando até o Cáucaso, a cadeia de montanhas situada bem ao sul da URSS.

Stalingrado 1942/3

Os soviéticos haviam finalmente invertido a maré da guerra na batalha de Stalingrado, no inverno de 1942/143, mas as perdas humanas e materiais eram colossais. O 6º exército alemão, comandado pelo marechal Paulus, rendeu-se ao marechal Zhukov, depois de ter perdido mais de 300 mil homens nas ruínas e nas cercanias daquela cidade do Volga.

Os aliados ocidentais, num primeiro momento, comprometeram-se a abastecer os soviéticos através da rota do ártico, pelos portos de Murmansk e Arcangel, mas isso não era suficiente para minorar os sofrimentos do povo russo. Em 1942 os anglo-canadenses fizeram uma tentativa de desembarque no litoral ocidental, em Dieppe, na Belgica, mas foram dizimados pelas defesas nazistas. Os aliados ocidentais concluíram que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com