TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2 reinado

Por:   •  10/6/2015  •  Resenha  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

2º reinado no Brasil

D Pedro II assumiu como imperador aos 15 anos, com seu envelhecimento precoce ele começou a criar respeito.

A monarquia brasileira era:

- católica

- escravista

- centralizada

- agroexportadora

O parlamentarismo no Brasil era ‘’as avessas’’, o imperador que nomeava o 1º ministro

Só existiam 2 partidos no Brasil:

Liberal e o conservador que na realidade queriam as mesmas coisas.

Com a intenção de criar a elite, criaram a faculdade de direito de SF(são Francisco), criando a cultura bachalaresca (que valoriza quem é formado em faculdades, a elite etc)

A REVOLUÇÃO PRAIEIRA        

Lutavam contra: Cavalcanti e a centralização. Formou-se um partido chamado Partido da Rua da Praia que tinha o objetivo de Pernambuco se separar do Brasil, o governo reprime e queima a casa de todos os revoltados.

RELAÇÕES COM  A INGLATERRA

A Inglaterra tinha um navio chamado ‘Principe de Gales’ que foi assaltado ao chegar no Brasil, o Embaixador William Christie exige um pedido de desculpas vindo do imperador ao governo inglês e que pagassem e prendessem os brasileiros que haviam feito a revolta, logo em seguida D Pedro 2 nega o pedido do embaixador e os laços de relações entre Brasil e Inglaterra são rompidos.

A GUERRA DO PARAGUAI

O Paraguai tinha um governante chamado Solano Lopez, era um país que exportava erva-mate, que o Brasil também exportava, eles tinham um exercito de 100 mil homens, o maior da América Latina, queriam controlar o Rio de La Plata mas o Brasil também o queria controlar.

                     BRASIL                          X                PARAGUAI

O Brasil tira o presidente Aguile do Uruguai e coloca Venâncio Flores que ajudaria o Brasil a ficar com o Rio, Os paraguaios afundam o navio brasileiro Marquês de Olinda. Se forma então contra o Paraguai a tríplice aliança que era formada por: Brasil, Uruguai e Argentina com 18 mil soldados X 64 mil soldados Paraguaios. O Paraguai começa a guerra conquistando parte do território do Rio Grande do Sul. Batalha do riachuello: Em 1866 o Duque de Caxias estrutura o exército, organiza e faz o exército maior que do Paraguai chamados os ‘’escravos da nação’’, em 1868 a tomada do Humaitá, o duque constrói uma ferrovia . Conde d’eu(marido da princesa isabel) começa a liderar o exército, gerando a batalha de los niños logo em seguida morre Solano Lopez.

As consequências para o Paraguai (IMPORTANTE)

  • Perdeu 140 mil km pro Brasil
  • Endividado 11x seu PIB
  • Exército brasileiro querendo entrar na política
  • Abolicionismo

ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO

O processo começa em 1850 pela lei Eusébio de Queiroz, que abole o tráfico de escravos. Inventaram a reprodução endógena que era as famílias engravidando delas mesmas, ou seja, negros se reproduzindo pra que não fosse necessária a compra de escravos pelo trafico pois era proibida.

PARTIDO LIBERAL

Que luta pela abolição, os integrantes: Rui Barbosa, Campos Salles e Joaquim Nabuco

X

Proprietários de escravos que lutam contra os liberais. Uma lei é aprovada, a escrava continua escrava, porem os filhos que ainda vao nascer são livres: LEI DO VENTRE LIVRE(grande bosta) porém quando o bebe nasce tem que ser escravo ate os 8 anos, o senhor de terras decide se ele sera escravo ou sera liberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com