TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

70 Anos De Nutrição No Brasil

Dissertações: 70 Anos De Nutrição No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  1.470 Visualizações

Página 1 de 2

Os 70 anos da nutrição no Brasil

A profissão de nutricionista surgiu no Brasil em 1939, quando foi criado o curso de graduação em nutrição, e na década de 40 foram criados mais 3 cursos na área. Ao final da década de 1960 e início de 1970 já existiam 7 cursos de nutrição no Brasil. No período de 1970 a 1981 expandiu-se de 7 para 30 o número de cursos de graduação em nutrição no país. Entre 1981 e 1996 o número de cursos passou para 45 e a partir daí a ampliação do número de cursos tem sido assustadora. Em 1989 existiam 11.898 nutricionistas no Brasil, até 30 de junho de 2009 esse número aumentou para 60.554 nutricionistas existentes.

A partir de estatísticas de cinco profissões da saúde analisadas (medicina, enfermagem, odontologia, farmácia e nutrição), a nutrição é a que apresenta o menor número de profissionais e também é uma profissão predominantemente feminina.

Na época de 1980, propunha-se um piso salarial de 10 salários mínimos para uma jornada de 30 horas semanais de trabalho, observando que o valor do salário mínimo no ano de 2005 era de R$300,00, mas a renda dos nutricionistas brasileiros era somente 5,4 salários mínimos.

Atualmente existem 7 áreas de atuação profissional do nutricionista, sendo elas, nutrição clinica, nutrição esportiva, alimentação coletiva, saúde coletiva, ensino (docência), indústria de alimentos e marketing de nutrição e alimentação. Nas últimas décadas a área de nutrição clínica concentrava a maior quantidade de nutricionista, a área de alimentação coletiva ficava em segundo lugar, e observa-se a expansão da atuação para setores como, restaurantes comerciais, fast-food e similares, supermercados, padarias, hotelarias, spa, controle de qualidade e vigilância sanitária, etc.

A nutrição em saúde coletiva ocupava o quarto lugar em concentração de profissionais nutricionistas, atuando em alimentação escolar, no Programa Alimentação do Trabalhador, Programa Bolsa Família, etc. A mais recente área de atuação do nutricionista é a nutrição esportiva, que vem atuando em academias, e de várias modalidades esportivas.

Alguns dados apontam para a necessidade de investimentos no processo de formação continuada do nutricionista, referente a ampliação das possibilidades de realização de cursos de pós-graduação estrito senso.

Concluímos então, que durante os 70 anos de trajetória da profissão de nutricionista, o número de cursos e profissionais vem se expandindo cada vez mais. A tendência é uma nova duplicação do número de nutricionistas nos próximos dez anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com