TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ACERVO DE TEODOLITOS DO BLOCO SOCIALISTA

Por:   •  12/11/2020  •  Artigo  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

8º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – SICT-Sul        

[pic 1]

 ACERVO DE TEODOLITOS DO BLOCO SOCIALISTA

Vinicius Schappo Hillesheim1, Sofia Stancke Pundek2, Julio Cesar da Silva3, Cesar Rogério Cabral4 

1IFSC Florianópolis/ Aluno do Curso Técnico em Agrimensura/ viniciusshappo@yahoo.com.br

2IFSC Florianópolis/ Aluna do Curso Técnico em Agrimensura/ pundeksofia@gmail.com

3IFSC Florianópolis/ Técnico do Curso Técnico em Agrimensura/ julio.cesar@ifsc.edu.br

4IFSC Florianópolis/ Professor do Curso Técnico em Agrimensura/ ccabral@ifsc.edu.br

Resumo: A difusão do acervo do Museu de Instrumentos Topográficos Prof. Ênio Miguel de Souza do Curso Técnico de Agrimensura é um dos objetivos da criação do mesmo, para tanto são formadas coleções temáticas para o estudo deste acervo. Neste artigo apresenta-se a coleção de teodolitos fabricados na Alemanha Oriental, Hungria, Polônia, Russia e Tchecoslovaquia, países do bloco socialista e a história das empresas destes países. No acervo do Museu foram identificados 22 teodolitos deste bloco e realizada uma pesquisa bibliográfica sobre suas histórias, sobre estes instrumentos e a utilização deles no Brasil.As empresas: Zeiss empresa alemã fundada em 1846 que atualmente produz instrumentos óticos, MOM empresa húngara criada em 1876 atualmente fabrica outros tipos de instrumentos de medição, PZO empresa polonesa fundada em 1921 encerrou suas atividades na década de 1990 , YOM3 empresa russa fundada em 1887 atualmente produz vários instrumentos de topografia e MEOPTA empresa theca fundada em 1933 atualmente fabricando outros instrumentos óticos Os equipamentos das empresas Zeiss e MOM foram muito utilizados no Brasil em função da qualidade destes instrumentos e de acordos comerciais entre os países. Esta coleção foi formada pela doação de várias instituições e profissionais que entenderam o trabalho desenvolvido pelo Museu, formando um importante acervo destes instrumentos sendo um dos maiores entre as instituições museológicas e sua divulgação contribui para sua preservação.

Palavras-Chave: Teodolito, Museu, Agrimensura, Cortina de ferro

1 INTRODUÇÃO

Na última década, os cursos da área das ciências geodésicas criaram ou reativaram museus de instrumentos geodésicos, o que tem contribuído para a preservação, exposição e divulgação dos seus acervos, bem como a pesquisa relativa a história, catalogação, manutenção e restauração destes equipamentos. No Curso Técnico de Agrimensura do Instituto Federal de Santa Catarina foi criado o Museu de Instrumentos Topográficos Prof. Ênio Miguel de Souza que mantém em seu acervo os instrumentos utilizados ao longo de 53 anos do curso e equipamentos doados por empresas e profissionais, desenvolvendo pesquisa sobre os instrumentos e fabricantes.

Das possibilidades de apresentação do acervo está à coleção de instrumentos fabricados nos países que faziam parte do Bloco Soviético durante parte do século XX, que são: Rússia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria e Polônia. Durante as décadas de 1910 a 1980 países pertencentes a cortina de ferro implementaram ou deram continuidade a produção de instrumentos topográficos, sendo a grande protagonista a alemã Zeiss que teve várias de seus padrões de fabricação replicados pelas demais indústrias do bloco.

A apresentação do acervo de teodolitos do bloco soviético e a pesquisa sobre as empresas fabricantes são os objetivos deste artigo.

2 METODOLOGIA

A formação das coleções do Museu começa pela observação do acervo e das possibilidades de divisão deste em um grupo com característica semelhante para a formação da coleção.

Há várias formas de divisão, entre elas por tipo de equipamento (teodolito, níveis, distanciômetros, etc.), por nacionalidade (Brasil, Alemanha, Japão, etc.), por região (América, Europa, etc.), por característica do instrumento (precisão, design, uso, etc.), sendo a escolhida a divisão pela região dos países que fizeram parte do Bloco Socialista, pois foi constatada a existência de teodolitos de cinco países deste bloco.

Identificados os instrumentos foi realizada uma pesquisa bibliográfica em sites, livros, manuais e folhetos sobre a história das empresas que fabricaram estes equipamentos, bem como sobre os instrumentos e suas principais características. Neste artigo são apresentados somente os teodolitos do acervo e um resumo da história das empresas.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A pesquisa realizada mostrou um grande desenvolvimento de instrumentos pelas empresas do bloco socialista, sendo a empresa Zeiss a principal desenvolvedora de tecnologia destes equipamentos.

No Brasil os instrumentos tanto da alemã Zeiss quanto da húngara MOM foram largamente utilizados, tanto por profissionais quanto pelas Escolas Técnicas e Universidades Federais em função de convênio entre os países.

3.1 Alemanha Oriental –  Zeiss

A principal fabricante de instrumentos topográficos da Alemanha foi fundada por Carl Zeiss em 1846 na cidade de Jena, inicialmente fabricando microscópios, juntamente com Ernest Abe revolucionaram a fabricação de lentes (ZEISS, 2016). Em 1908 a Zeiss inicia a produção de instrumentos geodésicos e em 1924 fabricou o primeiro teodolito ótico TH1.

Durante o período de dominação soviética a Zeiss manteve duas fábricas uma em Jena (oriental) e outra em Oberkochen (ocidental) a reunificação da empresa foi em 1990. Atualmente fabrica e desenvolve vários produtos da cadeia de produtos óticos. Na figura 01 modelos de teodolitos fabricados em Jena.

Figura 01: Teodolitos Zeiss modelos Th1, TH2, THEO 020 B

[pic 2]

Fonte: os autores

O acervo de teodolitos do Museu de teodolitos Zeiss da Alemanha Oriental é composto de atualmente de 8 modelos de instrumentos, listados na tabela 01 abaixo.

Tabela 01 – Acervo de Teodolitos Zeiss Oriental

N° catalogação

Modelo

Doador

TE056

ThI

Cabral/Hasenack

TE057

Dahlta 020

UFSM

TE058

Th3

UFSM

TE059

Th4

UFSM

TE070

Th II

Ministério Público Federa(1°DL)

TE076

Theo 015B

AGRONOMIA-UFSC

TE080

Dahlta 020

Cabral/Hasenack

TE103

Theo 020B

Agrimensura IFSC

Fonte: os autores

3.2 Polônia  – PZO – Polskie Zaklady Optyczne

A indústria ótica polonesa começa no início do século XIX, em 1921 é criada a empresa Kolberg que em 1930 torna-se a PZO (STARCZEWSKI, 2011) fabricante de vários produtos da indústria ótica de microscópios a câmeras fotográficas, na década de 1990 encerrou suas atividades. Em 1960 começam a ser fabricados os teodolitos modelos T6 e TA6, muito utilizados no Brasil durante as décadas de 1970 e 1980. Na figura 02 modelos de teodolitos PZO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (377.7 Kb)   docx (224.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com