TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTROPOLOGIA SOCIOCULTURAL E ÉTNICA NO BRASIL

Por:   •  21/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 11

UCAM- UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES[pic 1]

UCAMPROMINAS

JEAN PIERRE DE CRISTO

A ANTROPOLOGIA SOCIOCULTURAL E ÉTNICA NO BRASIL

CABO FRIO

2019

UCAM- UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES[pic 2]

UCAMPROMINAS

JEAN PIERRE DE CRISTO

A ANTROPOLOGIA SOCIOCULTURAL E ÉTNICA NO BRASIL

Artigo Científico apresentado a Universidade Cândido Mendes como requisito parcial para obtenção de título a Especialista em Antropologia Brasileira.

CABO FRIO

2019

01

 A ANTROPOLOGIA SOCIOCULTURAL E ÉTNICA NO BRASIL

 

Jean Pierre de Cristo

A antropologia permeia toda sociedade, é o lato social que processa o entendimento cultural, evolutivo, desde sua forma fisiológica, como suas crenças, e características raciais, colocando a humanidade em frequente processo de estudos. Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância da antropologia, e mais especificamente a brasileira com o trato com os povos indígenas, e que está presente na nossa construção como forma de entendimento antropológico para se entender nossa sociedade. Essa disciplina é o estudo racional do homem, e que, ajuda a compreender a linha de evolução humana e os diversos aspectos culturais, e formas de desenvolvimento material e cultural. Realizou se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como PEIRANO (1999), HOEBEL E FROST (1981) E MELLO (2003) entre outros autores para justificar a minha pesquisa e a importância do conceito da antropologia cultural indígena dentro da nossa sociedade incluindo diversos conhecimentos ligados ao homem. Concluindo esse processo antropológico dentro da sociedade brasileira.

Palavras-chave: Antropologia. Ciência. Sociedade. Cultura.

Introdução

           Este trabalho tem como objetivo trazer a importância da antropologia na formação da nossa sociedade, com a formação na civilização indígena brasileira, e formas em que se compreende o papel da antropologia na cultura dentro da sociedade. E ao longo do processo da civilização a antropologia esteve ausente, pois é uma ciência nova se compararmos com outras com outras ciências sociais. Os estudos sociais de classe, e principalmente o brasileiro sempre foi tratado de forma secundária, e hoje a antropologia se faz presente na investigação sociocultural, física e biologicamente no sentido de estudar a fundo a transformação humana, e trabalhar com todo o processo evolutivo do ser humano, e no sentido do desenvolvimento e na busca por transformação social.

           Para Peirano (1999), a Antropologia feita no Brasil, diferencia-se das vertentes dominantes, desenvolvidas em centros reconhecidos de produção intelectual, por fazer parte do conjunto de disciplinas chamado “ciências sociais”. Desta forma trabalhamos na antropologia brasileira com uma miscigenação diferenciada com choque de cultura indígena, africana e portuguesa na construção antropológica do Brasil. Essa formação etnológica tornou se parte das relações rurais e urbanas formatando um grande compromisso de forma social,

02

cultural e política dentro das ciências sociais. A antropologia no Brasil remonta os anos de 1835, por Peter W. Lund (1801-1880) quando do seu achado do material ósseo em Lagoa Santa, e desde então tornando se um ramo da paleontologia, mas com uma ciência mais voltada para a descoberta cultural e fisiológica do ser humano vem mesmo a partir dos anos 60 e 70.

           Peirano (2000) usa como metáfora o fato de a Antropologia ter se desenvolvido como uma “costela” da Sociologia então hegemônica. Mas entender o processo de transformação retirando a antropologia de dentro da sociologia, e a tornando uma ciência quase única com aspectos do Brasil e sua formação foi um caminho longo. Uma das grandes conquistas deste rompimento foi a criação institucional da implementação dos programas de Pós-Graduação em Antropologia, que criou uma ciência para se investigar gerações e descendências.      

 

              Sendo assim, a antropologia tem sua origem no grego άνθρωπος, anthropos que se traduz em homem/pessoa, e logia ou logos (λόγος) diz respeito a ciência, estudo. A antropologia tem uma forma mais variável para o conhecimento do ser humano, e assim tem como objetivo analisar os conhecimentos de forma a bordar diferentes culturas humanas tornando de fato a ciência do homem.

           Mello diz (2003), Antropologia é a ciência do homem e, a partir da identificação e do estudo dos modos de vida, formas de habitação, alimentação e vestuário, das relações sociais, manifestações religiosas. Todos os sentidos de estudo do homem estão ligados nesta forma de compreensão cientifica dentro da antropologia, buscando uma forma mais ampla do conhecimento, das origens e a dinâmica de toda forma da natureza humana.

Hoebel e Frost (1981) definem a antropologia como:

a ciência da humanidade e da cultura. Como tal, é uma ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho do antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma disciplina humanística.

03

           Desta forma temos a dimensão da importância da antropologia como ciência que polariza diversas relações sociais como cultura, comportamento, e trazendo de forma muito mais abrangente o conhecimento completo do homem e seus laços sociais. Existe um amplo caminho de investigação do homem como ser pensante e produtor social, e cultural dentro deste espaço antropológico de forma a produzir investigação cientifica na busca do conhecimento do homem e suas raízes.

Hoebel e Frost (1981) afirmam que:

“A antropologia fixa com seu objetivo o estudo da humanidade como um todo [...]” e nenhuma outra ciência pesquisa sistematicamente todas as manifestações do ser humano e da atividade humana de maneira tão unificada.

           Essa afirmação nos mostra como é global o entendimento do homem dentro da ciência antropológica sobre o aspecto socio cultural e seus objetivos de estudos no anthropos homem/pessoa com a intenção de construir e preservar as características da condição humana e suas produções culturais. Neste sentido é preciso estudar e compreender a cultura de cada um dentro do aspecto social de cada povo cumprindo sua função peculiar, e com objetivos dentro de cada campo da antropologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (178.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com