TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Livro Didático

Por:   •  12/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 6

 TÍTULO: Araribá mais história

PRINCIPAIS AUTORES:: Solange Freitas: bacharel e licenciada em história pela Universidade de São Paulo (USP) e professora em escolas particulares de São Paulo.

 Maria Raquel Apolinário: bacharel e licenciada em história pela Universidade de São Paulo (USP), professora na rede estadual e municipal de ensino por 12 anos e editora.

 Sandra Machado Ghiorzi:mestre em história pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris, professora em escolas públicas e particulares por 16 anos e editora.

  [a]EDITORIAL: Moderna

EDITORA RESPONSÁVEL: Ana Claudia Fernandes

NÚMERO DE PÁGINAS: 240

ANO DA EDIÇÃO: 2018 (  1º edição)

CAPÍTULOS ANALISADO: Unidade VIII: O feudalismo; A baixa idade média.

  O livro didático em análise compõe a matriz curricular da disciplina de história da rede pública de ensino destinada aos anos finais do chamado Ensino Fundamental,  mais especificamente ao sexto ano, que compreende estudantes com faixa etária de 12 a 13 anos. Importante destacar que o livro possui autoria de diversos professores além dos destacados acima, experientes na área da docência, além de profissionais com formação em diversas áreas das ciências humanas e especializados em sua maioria em universidades federais, o que garante eficiência e qualidade ao material tratado.

      Pode ser observado que o livro físico é em brochura e não possui capa dura, no entanto, há uma certa resistência no material utilizado que permite que a capa não seja tão frágil a ponto de inviabilizar o transporte e o manuseio. Além disso o material conta com uma excelente diagramação, o tamanho e a fonte escolhida para as letras são de excelente qualidade e muito adequados, facilitando a leitura do estudante e do professor, promovendo consequentemente um maior aproveitamento do material.

     Com relação à abordagem cronológica adotada, o livro opta  pela integração do estudo da história do Brasil e da história geral, uma vez que espera-se que os alunos sejam capazes de localizar acontecimentos no tempo, serem capazes de identificar sua durabilidade e poder relacioná-los em um critério de anterioridade, posterioridade e simultaneidade, com o fito de que uma história descontextualizada seja evitada. Também pretende-se que os estudante aprendam a história em uma perspectiva multifocal e que contemple as mais diversas experiências humanas vivenciadas ao longo dos anos, fazendo com que o ele perceba que a história nada mais é do que o estudo dos homens no tempo.

      Tratando mais especificamente da divisão temporal do material didático, nota-se que os capítulos iniciais, especialmente o capítulo 2, trata da história humana primitiva: as origens da humanidade, seus deslocamentos e processo de sedentarização. Logo após, 3 unidades são destinadas ao estudo das sociedades antigas, como egípcios, mesopotâmicos e povos pré-colombianos. Mais além, 2 unidades são destinadas ao estudo da chamada Idade Antiga, contemplando o continente Africano e a antiguidade grega e romana. Finalmente, 2 unidades se destinam ao estudo do período medieval.

       Ao analisar a divisão temporal e a estruturação dos capítulos (que será apresentada a seguir) nota-se que há uma preocupação muito grande dos autores em engajar os alunos nas mais variadas discussões a respeito dos temas, além de apresentar uma pluralidade de informações e pontos de vista sobre o assunto permitindo que o aluno adquira uma gama de repertórios e conhecimento de mundo que lhe permitirá uma formação não só escolar, mas também cidadã e pessoal.

     A parte do material que se dedica ao estudo da História Medieval se divide em 2 unidades que comportam 2 capítulos cada uma. Nota-se que a quantidade de capítulos destinados ao medievo é consideravelmente menor que os outros temas, no entanto o livro consegue abranger os principais pontos da Idade Média trazendo discussões pertinentes e que fogem a tradicionalidade de abordagem do tema, conseguindo relacionar passado e presente instigando os alunos a perceberem as consequências de alguns acontecimentos no mundo atual e imergir no período estudado.

          Neste livro o texto principal que expõe o conteúdo presente no livro se separa em seções, são elas: “Integrar conhecimentos”, “Lugar e cultura”, “Em debate”, “Documento”, “Atividades”, “Ser no mundo” e “Para refletir”. A obra conta com 8 unidades temáticas, que se organizam em: apresentação de uma imagem de impacto, seguido de uma  breve exposição dos assuntos que serão tratados. O objetivo é que o aluno reflita sobre alguns aspectos do assunto antes mesmo de que ele seja iniciado, sendo possível também ao docente identificar o conhecimento prévio da classe sobre o tema.

     Como apresentado anteriormente cada unidade contempla dois ou três capítulos, que contém textos expositivos sobre o tema em linguagem simples visando a faixa etária dos estudantes, imagens e boxes que expandem as informações contidas no texto, ao final são propostas atividades, a fim de que o conteúdo seja fixado pelos estudantes e o docente possa realizar um diagnóstico do aprendizado da turma e as habilidades previstas na BNCC sejam contempladas. [b]

     A seção “Integrar conhecimentos”, trabalha a interdisciplinaridade dos assuntos, valendo-se de várias áreas do conhecimento para a construção de uma discussão pertinente ao assunto tratado na unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com