TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise do Documentário Democracia em Vertigem

Por:   •  8/7/2021  •  Resenha  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE HUMANIDADES

UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: HISTÓRIA I - SEMESTRE 2020.3

PROFESSORA: KEILLA QUEIROZ

DISCENTES: BEATRIZ GARCIA NUNES

GABRIELLE RAMOS DE ARAÚJO

ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “DEMOCRACIA EM VERTIGEM”

O filme “Democracia em vertigem”, é uma produção de 2019, realizada por Petra Costa que relata alguns momentos da sua vida, articulando com os fatos marcantes da política brasileira, desde o primeiro mandato do ex Presidente Lula, até o processo de impeachment da ex presidenta Dilma Rousseff. Desse modo, a escritora faz um marco histórico da trajetória da vida de Lula e Dilma até o processo de impeachment do presidente Dilma Rousseff, em 2016.

A partir disso, ela faz marco cronológico relatando o período da ditadura militar pelo qual, ela era filha de militante, que tentavam organizar movimento de estudantes e trabalhadores contra a ditadura. Desse modo, a escritora relembra de como era esse período onde as pessoas eram torturadas, não tinha o direito de ir contra o “governo”, a mulher não tinha direito ao voto, pelo que seus pais ficaram durante dez anos escondidos fugindo desse regime mas mesmo assim eles nunca deixaram de lutar contra esse regime autoritário.

        Durante o período do Regime Militar, Luiz Inácio Lula da Silva, começa a sua trajetória “política”. Em 1979 com a greve dos operários metalúrgicos Lula lidera o movimento contra o Regime Militar em defesa da classe trabalhadora, defendendo os metalúrgicos. A partir disso, Lula desperta o interesse pela política na qual ele faz uma visita ao Congresso Brasileiro e percebe que entre os parlamentos nenhum tinha uma representação da classe dos trabalhadores. Então, Lula sente a necessidade de defender e representar a classe trabalhadora e lidera a criação do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980.

        O Partido dos Trabalhadores nasce com a finalidade de uma nova forma de ver a democracia, com o propósito de contrapor a política autoritária na qual o Brasil historicamente vem sendo representado. A partir disso, o partido dos trabalhadores defende a ideia de uma sociedade mais justa e igualitária na perspectiva de melhorar as condições de vida de mulheres, homens e crianças que necessitavam do Estado brasileiro.

        Com a ideia de uma Brasil melhor e mais democrático, Lula se candidata a Presidente do Brasil por três eleições consecutivas, perdendo em todas. No entanto Lula, nunca se afastou ou desistiu de lutar pelo povo. Devido a sua representatividade nos movimentos de luta pelo povo, as pessoas começaram a se sentir representado por ele e a se simpatizar com a sua história. Por este motivo Lula consegue vencer as eleições no ano 2002 sendo o seu primeiro mandato como Presidente da República. Desse forma, o Brasil vivia um momento de redemocratização, pelo qual emergia na população um sentimento de esperança de que as desigualdade sociais seriam enfrentadas, pois naquele exato momento o povo brasileiro se sentia representado.

Logo no seu discurso de posse Lula relata sua trajetória política pelo qual, sempre lutou com os movimentos sociais pela a melhoria e os direitos da classe trabalhadora, discutir também os avanços em diversas áreas no setor de econômico, mas o destaque no seu discurso foram as melhorias sociais e um deles seria o combate à fome.

Em seu governo, ocorreram mudanças significativas na vida da população brasileira principalmente na classe abastarda, pois dentre tais mudanças foram criados programas sociais como por exemplo o bolsa família, que retirou da extrema pobreza em cerca de 20 milhões de pessoas. Foi criado o programa de cotas raciais e cotas para alunos de escolas públicas favorecendo a entrada dos alunos da classe trabalhadora, além disso também foi criado outros programas de assistência estudantil como o FIEIS e o ProUini. Diante todo o seu trabalho desenvolvido durante o mandato, Lula ficou admirado mundialmente pelas suas propostas desenvolvidas. Em um encontro internacional de presidentes, Obama (Ex-Presidente dos Estados Unidos) em seu discurso elogia Lula e diz “Amo Lula, é o político mais popular do mundo”.

Com a descoberta da maior reserva de petróleo do mundo o pré-sal, Lula usa o investimento para financiar programas sociais e sai do governo com 87% das aprovações da população. No entanto o Presidente Lula no seu mandato, enfrentou embates para obter a maioria do Congresso para que seus projetos fossem aprovados. Então Lula fez uma aliança com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) na qual teria a maior bancada no parlamento, sendo assim, este foi um dos erros cometidos no seu governo.

Em 2010, Lula encerra o seu mandato e apresenta Dilma Rousseff como sua sucessora. Dilma é uma ex militante dos movimentos estudantis no tempo da Ditadura Militar, foi presa e torturada em 1970 onde ali foi o seu encontro com Lula. Continuando o aliança com o PMDB, deveria ser apresentado juntamente com a candidata a Presidente o seu Vice Presidente, na qual seria Michel Temer. Nas eleições de 2010, Dilma vence as eleições e se torna a primeira mulher a ocupar a posição de Presidente da República Federativa do Brasil. Com o seu vice Temer, líder do partido PMDB que tem suas ideias controversas a que o PT defendia, pois o PMDB é um partido político conservador pelo qual só é priorizado a classe empresarial.

Em seu mandato, Dilma Rousseff tenta dar continuidade a todo o projeto de governo feito pelo Ex-Presidente Lula. Sendo assim, a partir de ano 2013 o governo de Dilma Rousseff é abalado, com o primeiro protesto contra as tarifas de ônibus que foi associado pela mídia como a maior manifestação da história política do Brasil pelo qual o Partido dos Trabalhadores (PT) perde sua popularidade. A partir daí, Dilma começa a perder aliados no Congresso, retirando os cargos do PMDB e obrigando os bancos a reduzirem as taxas de juros, assim perdendo a credibilidade com o povo brasileiro. O Brasil então neste momento começa a se dividir politicamente entre os prós e contra o governo.

Durante a crise política em 2013, começa a operação da lava-jato na qual seria a investigação de uma teia de corrupção, que envolve a empresa Petrobras, empreiteiros e os principais partidos políticos, operação essa dirigida pelo Juíz Federal Sergio Moro, onde usou em todo o processo a mídia ao seu favor expondo conversas, processos etc. Na medida que a operação avançava, ela começou a prender empresários, empreiteiros e políticos de todos os partidos inclusive membros do Partido dos Trabalhadores (PT). A mídia a partir daí começou a demonizar o Partido dos Trabalhadores (PT), tornando o Juíz Sergio Moro um herói.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com