TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Surdez

Por:   •  30/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.873 Palavras (12 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 12

                                     UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

                                                  ENFERMAGEM

JANAÍNA ALCANTARA DE MERELES

LORRAYNE SOUZA PEREIRA

MAYARA VERANDO MATOS

MOACIR RIBEIRO SILVA

RAYANE DE OLIVEIRA CARVALHO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

  Enfrentando Gigantes

[pic 3]

ARAÇUAÍ

2019

JANAÍNA ALCANTARA DE MERELES

LORRAYNE SOUZA PEREIRA

MAYARA VERANDO MATOS

MOACIR RIBEIRO SILVA

RAYANE DE OLIVEIRA CARVALHO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

                                                      Enfrentando Gigantes

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para as disciplinas: Empreendedorismo; Ética Política e Sociedade; Homem Cultura e Sociedade; Saúde Coletiva e Seminário Interdisciplinar.

[pic 4]

ARAÇUAÍ

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 3

DESENVOLVIMENTO................................................................................................4

CONCLUSÃO ............................................................................................................9

REFERÊNCIAS.......................................................................................................... 11


INTRODUÇÃO

O presente trabalho se constitui de uma produção textual em grupo que tem como temática “Enfrentando Gigantes”.  A escolha da temática se dá pela  de aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre conforme o eixo integrador “Homem, Ciência e Sociedade tem como objetivo central compreender os fundamentos de gestão das organizações da área da saúde e espera-se que as atividades desenvolvidas permitam  uma reflexão sobre os elementos fundamentais envolvidos na gestão de uma unidade desse segmento.

O trabalho parte de uma Situação Geradora de Aprendizagem que tem Victor Hugo, recém-formado em medicina na capital do estado que se viu diante da necessidade de assumir a administração do hospital devido a um imprevisto com seu pai e deparou com diversos desafios, já que o hospital se encontrava com vários problemas. Esse fato fez com que Victor procurasse uma equipe de consultores para melhor orientá-lo na administração.

A partir disso, o trabalho discute conceitos relacionados ao Empreeendorismo, Ética Política e Sociedade, Homem, Cultura e Sociedade, saúde coletiva e ainda apresenta um projeto para solução de um dos problemas enfrentados pelo hospital.

Espera-se a partir dessa produção, adquirir conhecimentos e saberes necessários para compreender todos os aspectos envolvendo o segmento discutido.

DESENVOLVIMENTO

Uma gestão hospitalar demanda diversas ações administrativas, o que implica em um perfil empreendedor em toda equipe para que se possa assim, desenvolver um trabalho hospitalar de qualidade e com maior produção para esse ambiente. E preciso que os profissionais sejam capazes de enxergar e avaliar os problemas e possuir criatividade para vencê-los.

A SGA trás o caso do hospital de Victor Hugo, recém-formado em medicina na capital do estado que diante de um imprevisto se viu na necessidade atuar à frente do hospital da família e deparou com diversos desafios, uma vez que o hospital  enfrentava diversos problemas. Esse fato fez com percebesse que apenas o conhecimento de medicina talvez não fosse suficiente para bem conduzir o empreendimento e desse modo recorreu a uma empresa de consultoria,

Analisando a situação do hospital, a equipe contatou diversos problemas, tais como um grupo de médicos estava cogitando a possibilidade de abrir o seu próprio hospital, uma ação tramitava na justiça contra um enfermeiro da sua equipe; desmotivação da equipe de enfermagem, identificada em uma pesquisa de clima; reclamações constantes dos pacientes com relação às refeições oferecidas pelo hospital, no que se refere à qualidade nutricional; reclamações constantes dos pacientes com relação às refeições oferecidas pelo hospital, no que se refere à qualidade nutricional; desabastecimento e falhas de gestão nos medicamentos, resultando em falta e atraso na reposição dos mesmos; reclamações recorrentes quanto a erros em exames, ocasionando custos de refazer exames e até mesmo erros de diagnósticos e problemas de falta de vagas para os pacientes no hospital.

A equipe analisando cada problema apontado percebe a necessidade de criar estratégias diversas e diferenciadas para que os problemas sejam solucionados e o hospital reestruturado. Desse modo, buscou responder a todos os desafios propostos, apresentados a seguir.

Desafio 1 - Empreendedorismo

 No cenário atual do mercado de trabalho, o termo empreendedorismo tem sido cada vez mais usado com frequência. O fato é que é necessário que os profissionais, seja em qual área atuar em uma organização, precisam ter criatividade, ousadia, e inciativa para trazer para o ambiente melhor produtividade e rentabilidade. Entretanto, é preciso lembrar, segundo coloca Baggio e Baggio (2014) ao citar Hisrich & Peter (2004) que o papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico envolve mais do que apenas o aumento de produção e renda per capita; envolve iniciar e constituir mudanças na estrutura do negócio e da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (225.1 Kb)   docx (180.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com