TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Balaiada Maranhense

Por:   •  13/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

REFERÊNCIAS        6

INTRODUÇÃO

A Balaiada maranhense foi uma luta popular que se sucedeu durante os anos de 1838 a 1841, se concentrou no sul do Maranhão, junto a fronteira do Piauí, uma área de pequenos produtores de algodão e criadores de gado.  A revolta surgiu por um levante social por melhores condições de vida e contou com a participação de vaqueiros, escravos e outros desfavorecidos.

À frente do movimento estavam Raimundo Gomes, o Cafuzo envolvido na política local e Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, de cujo ofício era fazer e vender balaios que derivou o nome da revolta. Ferreira aderiu à rebelião para vingar a honra de sua filha violentada por um capitão de policia.

Paralelamente surgiu um líder negro conhecido como Cosme, à frente de três mil escravos fugidos.

As principais causas da Balaiada estão ligadas à pobreza da população da província maranhense, bem como sua insatisfação diante dos desmandos políticos dos grandes fazendeiros da região.

Estes lutavam pela hegemonia política e não se importavam com a miséria da população, a qual ainda sofria com as injustiças e abuso de poder pelas autoridades.

DESENVOLVIMENTO

No século XIX o Maranhão passava por uma crise econômica, grande parte dessa crise estava ligada ao algodão, que era a economia destaque da região, a concorrência com a produção de algodão no sul do Estados Unidos desestabilizava a economia maranhense.

 Outro ponto a ser considerado é a lei do prefeito, que no momento em que a revolta eclodiu estava entrando em vigor – lei em que os prefeitos da cidade seriam indicados pelo governador da província, conhecido também como presidente da província- A lei fez acirrar a disputa entre a própria elite, e crescer a insatisfação da população local.

.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste item, você deve apresentar as suas considerações finais, com comentários decorrentes de reflexões acerca da elaboração da proposta.

Esta parte deverá conter, no mínimo, meia (0,5) e, no máximo, uma (1) lauda.

Apague essas informações após incluir o seu texto.

REFERÊNCIAS

Citar apenas as referências utilizadas, seguindo, por exemplo, os modelos a seguir. Apague essas informações após incluir suas referências.

SOBRENOME, Nome. Título do livro. Local de edição: Editora, ano da publicação.

SOBRENOME, Nome (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro. Local de edição: Editora, ano de publicação. p. (página inicial) - (página final do capítulo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com