TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA MARANHENSE

Dissertações: A CULTURA MARANHENSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

Questões:

1) A cultura com o embasamento textual como se comprova. Exemplos na sociedade.

A cultura Maranhense

A riqueza do acervo arquitetônico, as belezas naturais, a variedade de pratos típicos e efervescência cultural fazem do Maranhão o lugar ideal para quem busca diversão. A miscigenação das raças negras, brancas e indígenas, está presente em quase tudo aquilo que define a identidade cultural do Estado: no artesanato, na construção de embarcações típicas, nas danças e folguedos, nas festas, na culinária, na música e na tradição oral; Bumba meu boi, Tambor de Crioula e Caroço, Carnaval, São João, Divino Espírito Santo; as lendas da Serpente, do Touro Encantado e de Ana Jensen são resultados de uma síntese fascinante, marcada pela criatividade, tradição e participação popular que fazem do Maranhão um estado turisticamente grandioso.

2) Imagem, desenho autorrepresentativo;

Bumba meu boi é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.

3) O conceito de Geertz sobre a cultura.

“Resumindo, temos que descer aos detalhes, além das etiquetas enganadoras, além dos tipos metafísicos, além das similaridades vazias, para apreender corretamente o caráter essencial não apenas das várias culturas, mas também dos vários tipos de indivíduos dentro de cada cultura, se é que desejamos encontrar a humanidade face a face.”

A interpretação da cultura:

Todos nós sabemos que no mundo há grandes diferenças entre culturas e que por asneira e ignorância, cria-se o preconceito, que gera muitos conflitos das diferenças entre as mesmas.

Desde sempre a questão da diversidade cultural esteve presente na humanidade e agora se apresenta de modo intenso na sociedade.

Acultura é a forma de viver dos humanos em grupos sociais. É um conjunto de conhecimentos, de valores, crenças, ideias e de práticas de um grupo social, de um povo, religião, época etc...

Tornamo-nos o que somos quando produzimos e adquirimos cultura. Aprendemos e construímos nosso modo de viver socialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com