TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO HISTORICA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL

Dissertações: A CONSTRUÇÃO HISTORICA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Para que possamos desempenhar melhor nosso papel como estudantes de serviço social e futuros profissionais como assistentes sociais,temos que ter uma melhor compressão de alguns conceitos muito marcantes em nossa sociedade, desta forma faremos uma abordagem os conceitos de politica e como foi seu desenvolvimento no Brasil,abrangendo também a partcipação popular.

O conceito sobre o que é politica perpassa pela ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público.A idéia do ser politico ou politizado está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade,diferentes ângulos de visão , ou de abordagem, heterogeneidade e variedades. E muitas vezes também pode ser encontradas na comunhão de contrários na intersecção de diferenças, ou ainda na tolerância mútua.

A política esta presente em todos os momentos de nosso dia a dia , na medida em que a entendemos como expressão da vida em sociedade.Embora o termo “política” venha sendo utilizado de maneira negativa , é possível explicar seu significado a partir das experiências históricas em que esteve envolvida. relfetir sobre o contexto historico politico da decada de 80 ,a origem das Conferências de Saúde , a participação popular nas politicas públicas e o contexto politico envolvido em todo este contexto mostrará que avanços a sociedade obteve acerca destes aspectos

2. DESENVOLVIMENTO

O historico periodo vivido na decáda de 80 no século passado nos faz relembra que o Brasil vivia a ditadura militar. Porém, o presidente Ernesto Geisel, já desde o final da década de 70, acenava para a criação de condições de uma abertura política “lenta, gradual e segura”, a qual deveria levar o país, futuramente, a algum tipo ainda não claramente definido de governo civil, o que pressupunha o fim do militarismo (MARQUES e REGO, 2005).

Ao longo deste periodo pressões por eleições resultou no movimento de “Diretas Já”, um envolvimento cívico de várias camadas da sociedade, o qual contou com a participação de intelectuais, artistas, pessoas ligadas à igreja (e outras religiões que não a Católica), partidos políticos (que se formavam como o PT, PMDB e PSDB), entre tantas personalidades políticas.

Imagem

Imagem 1- diretas já

Astiava-se a bandeira do movimento pela promoção do processo de redemocratização do país, possibilitando a participação da sociedade civil na escolha de seus governantes mesmo que as diretas não tenham tido o efeito que se esperava , mesmo que indiretamente um presidente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com