TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Da República Do Brasil

Artigo: A Construção Da República Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Artigo  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Euclides da Cunha, ao caracterizar o advento da República no Brasil utilizou as palavras: improviso, arrebatamento, velocidade e inesperado. A sensação mais forte era a de vertigem e aceleração.

A data de 15/11/1889 foi inscrita nos livros escolares e no imaginário coletivo como um acontecimento fundador do que somos. Um lugar de memória. Entretanto, devemos entender a República como um processo histórico, não tão improvisado como pode parecer. Naquele momento o contexto mundial passava por transformações, e o Brasil deparava-se com a dicotomia Marasmo x Progresso. A associação entre progresso e civilização fundamentava o ideal moderno, pautado em novos valores, códigos, formas de agir, e pensar.

As grandes potências do mundo iniciavam uma corrida imperialista, com destaque para Inglaterra, França, Alemanha, Holanda e Estados Unidos. Por todos esses lugares, novas práticas sociais transformam as cidades modificando também as bases do conflito social.

Enquanto isso a ciência e as invenções transformavam o cotidiano e revolucionavam os hábitos. Dessa forma, desenvolve-se uma nova concepção de tempo e de história. Dois pólos são vislumbrados: um positivo representado pela sempre renovada conquista do progresso, e um negativo representado pelo atraso e pela barbárie. Diante desse contexto, o Brasil permanece ainda como lugar periférico e colonial, Tenta incorporar o discurso hegemônico, a fim de imprimir mais velocidade às suas conquistas, para entrar no hall das nações civilizadas e progressistas.

Sob a perspectiva do tempo cronológico, percebe-se que a República brasileira não foi apenas obra do “golpe militar”, uma vez que em 1870 oficializou-se o republicanismo brasileiro com a publicação do Manifesto Republicano que propunha o federalismo.

Outros fatores contribuíram para o estabelecimento da República. A monarquia vinha enfraquecendo-se com a abolição da escravatura, o descontentamento militar, a falta de habilidade política imperial para lidar com os interesses da Igreja Católica, e a debilitada saúde de D.Pedro II.

Com o estabelecimento da República, efetivamente alterou-se a Constituição, entretanto, não foi sentida pelo povo, que deveria ser o verdadeiro protagonista das transformações. Em vez disso, a população assistiu o desenrolar dos fatos daquele dia “bestializado, atônito, surpreso, sem compreender o que se passava, julgando ver talvez uma parada militar” (Carta de Aristides Lobo ao Diário Popular de São Paulo em 18/11/2008).

Para legitimar o novo regime, a iconopedagogia foi muito utilizada. As tradições foram criadas, como forma de resgatar um passado glorioso para justificar um presente em que não havia muito que comemorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com